Metodologias participativas como ferramenta para nortear atividades em comunidades rurais beneficiadas com projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER): um relato de experiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v27i67.3428

Palavras-chave:

ATER, extensão, relato, metodologias, participação

Resumo

Este trabalho relata a experiência de discente do programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), no uso das metodologias participativas, em sua atuação como extensionista em um projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER). Baseado em atividades comunitárias realizadas no primeiro ano de execução do projeto, trata-se de um relato de caráter descritivo. Foram realizados 24 Diagnósticos Rurais Participativos (DRPs) em quatro municípios do Território de Identidade Bacia do Jacuípe, a partir da execução do projeto nos anos de 2016 a 2019, sendo experimentadas as principais ferramentas participativas: a entrevista semiestruturada; a linha do tempo; e a matriz de forças, oportunidades, fraquezas e ameaças (FOFA). Nessa perspectiva, revela-se a importância das metodologias participativas que colaboram com a prática educativa nas comunidades, permitindo a troca de experiências e contribuindo com uma ATER mais democrática. Ademais, a experiência contribuiu com a formação da extensionista, proporcionando um conhecimento interdisciplinar.

Biografia do Autor

Jamara Marques Jacome, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGEXR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).Engenheira Agrônoma da Secretaria de Desenvolvimento Rural SDR/BAHIATER.  

Reginaldo Pereira dos Santos, Universidade do Minho, Portugal

Pós-Doutor em Educação (UMinho / Portugal) e Doutor em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia. Docente do Mestrado em Extensão Rural e do Colegiado de Geografia da UNIVASF. 

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Braz José do Nascimento-Júnior, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutor em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Cirurgião-dentista. Docente da Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGEXR) e do Colegiado de Farmácia (CFARM) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF).

Referências

AMARAL, H. E. R. O diagnóstico rural participativo como ferramenta para o estudo de pequenas propriedades em Rio Claro – SP. 2013. TCC (Bacharelado em Geografia) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2013.

DINIZ, R. F.; HESPANHOL, A. N. ABCAR à ANATER: trajetória e desafios da extensão rural para o Desenvolvimento Rural Sustentável no Brasil. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE GEÓGRAFOS, 7., 2014. Vitória. Anais [...]. Vitória: AGB, 2014.

FREITAS, A. F.; FREITAS, A. F.; DIAS, M. M. O Uso do Diagnóstico Rápido Participativo (DRP) como Metodologia de Projetos de Extensão Universitária. Em Extensão, Uberlândia, v. 11, n. 2, p. 69-81, jul./dez. 2012.

KUMMER, L; DIZ, V. L. C. A.; SOARES, R. M. F. Metodologia participativa no meio rural: uma visão interdisciplinar: conceitos, ferramentas e vivências. Salvador: GTZ/ EBDA, 2007.

MARINHO, C. M.; FREITAS, H. Utilização de Metodologias Participativas nos processos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER): Fundamentos teórico-práticos. EXTRAMUROS - Revista de Extensão da UNIVASF, Petrolina, v. 3, n. 2, p. 10-28, [edição especial], jul. 2015.

MENEZES, S. F. S.; DANTAS, M. E. C.; SALLES, M. C. T.; FILHO, P. C.; DUARTE, A. K. N.; MEDEIROS, J. L. B. Diagnóstico rural participativo (DRP) uma ferramenta necessária para investigação/intervenção: experiência do projeto CAJUSOL no território do Seridó (RN). In: CIRCUITO DE DEBATES ACADÊMICOS, 1., 2011. Brasília. Anais [...]. Brasília: IPEA, 2011.

VERDEJO, M. E. Diagnóstico rural participativo: guia prático DRP. Brasília: MDA/Secretaria da Agricultura Familiar, 2010.

Downloads

Publicado

2022-11-16

Como Citar

Jacome, J. M., Santos, R. P. dos, Vieira, M. C. A., & do Nascimento-Júnior, B. J. . (2022). Metodologias participativas como ferramenta para nortear atividades em comunidades rurais beneficiadas com projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER): um relato de experiência. Multitemas, 27(67), 31–50. https://doi.org/10.20435/multi.v27i67.3428