Atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da covid-19 e reinterpretação da extensão universitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3981

Palavras-chave:

educação, inclusão social, extensão

Resumo

O Programa de Educação Tutorial (PET) emerge no ensino superior como importante ferramenta de efetivação dos pilares ensino-pesquisa-extensão, de maneira a ensejar o desenvolvimento acadêmico, profissional e humano dos estudantes, colaboradores e demais beneficiários da iniciativa. O objetivo deste trabalho foi analisar as contribuições do PET Integração vinculado a uma universidade pública situada no Nordeste brasileiro, com o foco na prática extensionista em situação de pandemia e diante da nova realidade social. Foi utilizada a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa-descritiva, para provocar reflexões de como o programa pode atuar em situações emergenciais de exceção. Diante do cancelamento das atividades presenciais, houve a necessidade de adaptação. Apesar dos desafios apresentados, conseguiu-se manter a qualidade, viabilizar a visão integrada do contexto social, ampliar as fronteiras do conhecimento e possibilitar a disseminação e socialização do saber científico produzido para além dos espaços acadêmicos, proporcionando ao grupo o desenvolvimento do protagonismo e o sentimento de excelência.

Biografia do Autor

Amanda Caroline Bandeira França, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduanda em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) Integração: ação integrada em educação, cidadania e inclusão social. Coordenadora da Gerência de Segurança Alimentar e Nutricional (GSAN) da Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (SEMCASPI).

Byanca Viviane de Meneses Bicca, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Egressa do Programa de Educação Tutorial (PET) Integração: ação integrada em educação, cidadania e inclusão social. 

Luís Fernando Silva Marques, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Graduado em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Egresso do Programa de Educação Tutorial (PET) Integração: ação integrada em educação, cidadania e inclusão social. Pós-graduando em Direito Público. Assessor de Magistrado do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).

Cecília Maria Resende Gonçalves de Carvalho, Universidade Federal do Piauí

Pós-doutorado em Nutrição e Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP). Doutorado em Alimentos e Nutrição pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Mestrado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (USP). Graduação em Nutrição pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Especialização em Gerontologia Social pela UFPI. Professora titular do Curso de Nutrição da UFPI. Tutora do Programa de Educação Tutorial (PET) Integração: ação integrada em educação, cidadania e inclusão social na UFPI. 

Referências

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

França, A. C. B., Bicca, B. V. de M., Marques, L. F. S., & Carvalho, C. M. R. G. de. (2024). Atuação do Programa de Educação Tutorial (PET) no contexto da covid-19 e reinterpretação da extensão universitária. Multitemas, 28(70), 145–160. https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3981