A interiorização do ensino superior, o movimento pendular e o setor de serviços: o caso de Pau dos Ferros (RN)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3969

Palavras-chave:

interiorização do ensino superior, setor de serviços, Semiárido, Pau dos Ferros

Resumo

Este artigo objetiva analisar o crescimento do setor de serviços e os movimentos pendulares que ocorreram após o processo recente de interiorização do ensino superior no semiárido do Nordeste brasileiro. Para isso, utiliza-se de um estudo de caso feito no município de Pau dos Ferros (RN), que por ter sido contemplado com a política do governo federal de aumento e criação de novos campi de ensino, diferencia-se economicamente dos municípios do seu entorno. Por meio da análise de indicadores locais, do IBGE, de referencial bibliográfico e de dados do SEBRAE do Rio Grande do Norte, é evidenciado o aumento na circulação de estudantes e profissionais da educação em busca da oferta de vagas em instituições de ensino. Predominantemente, esse é o motivo maior para a diversificação e crescimento do setor de serviços, para a geração de empregos e para a cidade ser centro polarizador na região.

Biografia do Autor

Cícero Barbosa Taveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor efetivo de Geografia na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC).

 

Rodolfo Barbosa Barreto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

2Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Graduado em Administração pela Universidade Potiguar (UNP). Gerente da Agência SEBRAE Alto Oeste.

Josué Alencar Bezerra, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutor em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará (UECE). Mestre em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor efetivo do Departamento de Geografia/Campus Avançado de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e professor do Programa de Pós-graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES). 

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

Taveira, C. B. ., Barbosa Barreto, R., & Bezerra, J. A. . (2024). A interiorização do ensino superior, o movimento pendular e o setor de serviços: o caso de Pau dos Ferros (RN). Multitemas, 28(70), 41–58. https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3969