Avaliação da Expansão do REUNI UFGD no Mato Grosso do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v20i4.2028

Palabras clave:

Reuni, UFGD, polarização, desconcentração, universidades federais.

Resumen

O objetivo deste artigo é o balanço da expansão do REUNI em Mato Grosso do Sul e em Dourados, avaliando se houve desconcentração das universidades federais públicas das metrópoles para o interior do Brasil. A metodologia aplicada foi a coleta de dados quantitativos secundários que correspondem aos indicadores de expansão do Reuni, nos sites do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), Ministério da Educação (MEC), Sistema de Informações Georreferenciadas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (GeoCapes).

Biografía del autor/a

Rafael Gonçalves Gumiero, Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - UNIFESSPA

Sou bacharel e licenciado em Ciências Sociais (2006-2007) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP - Campus de Marília. Tenho mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), obtido com a dissertação Diálogo das teses do Subdesenvolvimento de Rostow, Nurkse e Myrdal com a Teoria do Desenvolvimento de Celso Furtado, financiada pelo Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Tenho doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar, obtida pela tese As dimensões do desenvolvimento do Complexo Industrial Portuário de Suape: política econômica e política social, financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Tenho Pós Doutorado em Sociologia pelo Programa de Pós Graduação em Sociologia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), a pesquisa foi financiada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES. Atualmente sou professor adjunto do curso de graduação em Ciências Econômicas do Instituto de Estudos em Desenvolvimento Agrário e Regional (IEDAR) da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA).Atuo nos seguintes temas: pensamento de Celso Furtado, teoria do desenvolvimento e do subdesenvolvimento, planejamento territorial e avaliação de políticas de desenvolvimento regionais.

Citas

BRASIL. Universidade, expandir até ficar do tamanho do Brasil. Brasília, DF, 2009.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Reestruturação e Expansão da Universidade Federal da Grande Dourados REUNI-UFGD, 2007.

MARQUES, A. C.; CEPÊDA, V. Um perfil sobre a expansão do ensino superior recente no Brasil: aspectos democrático e inclusivos. Revista Perspectiva, São Paulo, v. 42, p. 161-92, jul./dez. 2012.

ROLIM, C.; SERRA, M. Ensino superior e desenvolvimento regional: avaliação do impacto econômico de longo-prazo. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, Curitiba, PR, v. 3, n. 1, p. 85-106, 2009.

SECRETARIA DE ESTADO DE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO (SEMADE). Estudo da dimensão territorial do Estado de Mato Grosso do Sul: regiões de planejamento. Campo Grande, MS, 2015.

SEN, A. Desenvolvimento como liberdade. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

VIEIRA, D. J. Evolução do ensino superior brasileiro em período recente: novas perspectivas para o desenvolvimento regional? In: MONTEIRO, A.; CASTRO, C. N.; BRANDÃO, C. A. (Org.). Desenvolvimento regional no Brasil: políticas, estratégias e perspectivas. Brasília: IPEA, 2017. p. 277-305.

Publicado

2019-11-05

Cómo citar

Gumiero, R. G. (2019). Avaliação da Expansão do REUNI UFGD no Mato Grosso do Sul. Interações (Campo Grande), 20(4), 989–1003. https://doi.org/10.20435/inter.v20i4.2028