Em busca de princípios e estratégias para uma identidade salesiana da Pastoral Universitária à luz das experiências da Missão Salesiana de Mato Grosso
PDF (Português (Brasil))

Keywords

Pastoral Universitária
Pedagogia
Teologia Pastoral.

How to Cite

Barbosa Neto, J. dos S. (2017). Em busca de princípios e estratégias para uma identidade salesiana da Pastoral Universitária à luz das experiências da Missão Salesiana de Mato Grosso. Multitemas, 22(52), 125–142. https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1499

Abstract

Esta pesquisa tem como objetivo, evidenciar os princípios e as estratégias para a ação viva e eficaz da Pastoral Universitária, levando em consideração as experiências da Missão Salesiana de Mato Grosso. A relevância deste estudo está no critério científico das bases fundantes e determinantes da Pastoral Universitária, evidenciando a sua relevância teológica, educativa, pastoral e catequética, com a finalidade de transmitir a toda comunidade acadêmica, profundos valores, provenientes do conhecimento e da adesão a Jesus Cristo. Deste modo, promove-se uma adequada ação pastoral, inserindo conscientemente à comunidade acadêmica no mistério amoroso de Deus, em um processo recíproco de formação humana e cristã.
https://doi.org/10.20435/multi.v22i52.1499
PDF (Português (Brasil))

References

CONCÍLIO VATICANO II. Mensagem do Concílio aos Artistas, 8 de dezembro de 1965, in AAS 58 (1966) 12-13.

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Diretrizes gerais da ação evangelizadora da Igreja no Brasil 2015-2019. Documentos da CNBB 102. 4. ed. São Paulo: Paulinas, 2015.

CONGREGAÇÃO SALESIANA. A Pastoral Juvenil Salesiana - quadro referencial. 3. ed. Brasília: S.D.B., 2014.

CONSELHO EPISCOPAL LATINO-AMERICANO (CELAM). Documento de Aparecida. V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano e do Caribe. 13. ed. São Paulo: Paulus, 2012.

FRANCISCO. Carta Encíclica Laudato Si’ sobre o cuidado da casa comum, 24 de maio de 2015, in AAS 107 (2015) 847-945.

FRANCISCO. Exortação Apostólica Evangelii Gaudium sobre o anúncio do Evangelho no mundo atual, 24 de novembro de 2013, in AAS 105 (2013) 1019-1137.

JOÃO PAULO II. Carta aos Artistas, 4 de abril de 1999, in AAS 91 (1999) 1155.

JOÃO PAULO II. Constituição Apostólica Ex Corde Ecclesiae sobre as Universidades Católicas, 15 de agosto de 1990, in AAS 82 (1990) 1475-1509.

JULIATTO, Clemente Ivo. Um jeito próprio de evangelizar. A pastoral na PUCPR. Curitiba: Champagnat, 2008.

WARDISON, Antônio (Ed.). Plano de Pastoral da Universidade. São Paulo: UNISAL, 2015.

Os artigos publicados na Revista Multitemas têm acesso aberto (Open Access) sob a licença Creative Commons Attribution, que permite uso, distribuição e reprodução em qualquer meio, sem restrições desde que o trabalho original seja corretamente citado.

Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.