A formação profissional para o atendimento à comunidade surda: um estudo da formação básica em LIBRAS em Juazeiro, BA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3909

Palavras-chave:

LIBRAS, mercado de trabalho, pessoa surda

Resumo

Este trabalho busca analisar os impactos da formação em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) para a inserção no mercado de trabalho de estudantes de uma escola para pessoas com deficiência de Juazeiro, BA. A metodologia é de víeis qualitativo, a partir de um estudo de caso, com coleta de dados realizadas por meio de observação participante e entrevistas com roteiro semiestruturado − com a direção, professores e estudantes. Entre os resultados destaca-se: (1) que apesar do avanço na legislação e do incentivo à capacitação, a inclusão no mercado de pessoas com deficiência ainda é tímida; (2) a formação inicial em LIBRAS tem uma boa aceitação e é reconhecida com um diferencial; e (3) a cidadania plena do surdo somente será possível quando o mercado também estiver receptivo. Por tudo, é possível concluir que a formação em LIBRAS favorece a aceitação das pessoas com deficiência e aproxima o mercado de trabalho das pessoas surdas.

Biografia do Autor

Fabiana Pionório Tôrres, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Extensão Rural (PPGExR) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Especialista em Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) pela UNIVASF. Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa e graduada em Licenciatura Plena em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas pela Faculdade Sete de Setembro (FASETE). Professora de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Ensino, Juazeiro, Bahia.

Flaviane Maria Florêncio Monteiro Silva, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutorado em Ciência Veterinária pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Mestrado profissional na área de Extensão Rural pela Universidade Federal do Vale de São Francisco (UNIVASF). Mestrado em Ciências Biológicas, com área de concentração em Fisiologia, pela UFRPE. Graduação em Medicina Veterinária pela UFRPE. Professora adjunta do Departamento de Morfologia e Fisiologia Animal da UFRPE.

Pedro Pereira Tenório, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Patologia da Escola Paulista de Medicina (EPM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), com visita técnica ao Institut National de la Sante et de la Recherche Medicale (INSERM) da Universidade de Paris, na França. Doutor em Biologia Aplicada à Saúde (LIKA) pela UFPE, na área de Patologia. Mestre em Patologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Graduado em Biomedicina pela Associação Caruaruense de Ensino Superior (ASCES-UNITA). Professor adjunto III de Patologia da Fundação Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), lotado no Colegiado de Medicina de Paulo Afonso. Professor e orientador permanente do programa de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado) em extensão rural (PPGExR) na UNIVASF.

Ednaldo Ferreira Tôrres, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Doutorando em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial pela Universidade Federal do Vale do São Francisco, Universidade Federal do Paraná e Universidade do Estado da Bahia (UNIVASF/UFRP/UNEB). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Professor de Ensino de Sociologia, atuando na graduação em Ciências Sociais e no Mestrado Profissional em Sociologia da UNIVASF.

Referências

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

Tôrres, F. P., Silva, F. M. F. M., Tenório, P. P. ., & Tôrres, E. F. (2023). A formação profissional para o atendimento à comunidade surda: um estudo da formação básica em LIBRAS em Juazeiro, BA. Multitemas, 28(68), 111–126. https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3909