A importância do processo educativo inclusivo bilíngue segundo professores surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.4020

Palavras-chave:

professores surdos, educação inclusiva bilíngue, estudantes surdos

Resumo

 

O artigo analisa a importância do processo educativo inclusivo bilíngue, segundo professores surdos que atuam com estudantes surdos matriculados em escolas de ensino regular, em um município da Região Centro-Oeste do Brasil. Como referencial teórico, foram utilizados autores surdos e ouvintes que defendem a perspectiva da educação inclusiva bilíngue ou de uma educação pautada nas diferenças dos alunos. A pesquisa, de caráter qualitativo, teve seus dados produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas com cinco professores surdos, realizadas na Língua Brasileira de Sinais (Libras), gravadas no Google Meet e, posteriormente, traduzidas para a língua portuguesa escrita. As análises das entrevistas, em articulação com o referencial teórico, demonstraram a relevância da presença de professores surdos atuando nas escolas, pois favorecem a identificação entre os estudantes surdos, legitimando a cultura, a identidade e a língua de sinais.

 

Biografia do Autor

Jussara Linhares Granemann, Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul

1Doutora em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Especialista em Educação de surdos e atua na Secretaria de Educação do Estado de Mato Grosso do Sul. 

Ruth Pavan, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Campo Grande, Mato Grosso do Sul, Brasil

Doutora em Educação pela UNISINOS. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). Bolsista Produtividade pelo CNPq. 

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Publicado

2024-02-23

Como Citar

Granemann, J. L. ., & Pavan, R. (2024). A importância do processo educativo inclusivo bilíngue segundo professores surdos. Multitemas, 28(70), 129–143. https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.4020