Nível de atividade física e comportamento sedentário durante a pandemia de covid-19 em trabalhadores

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3893

Palavras-chave:

atividade física, trabalhadores, comportamento sedentário

Resumo

Em 30 de janeiro de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) estabeleceu estado de emergência de saúde pública em decorrência da doença causada pelo agente etiológico SARS-CoV-2. O isolamento social alterou fortemente a rotina das pessoas, mudando padrões da prática de atividade física e de comportamento sedentário. O objetivo deste estudo foi avaliar o nível de atividade física e de comportamento sedentário de trabalhadores de uma instituição privada de ensino superior durante a pandemia de covid-19. A média de tempo sentado durante um dia da semana e um dia de final de semana foi de aproximadamente oito e nove horas, respectivamente; 65% afirmaram que houve redução na prática de atividade física e aumento do tempo sentado durante a pandemia; 22% foram classificados como inativos fisicamente; 9% como insuficientemente ativos; e 68% como fisicamente ativos.

Biografia do Autor

Ivenn Rafaelly Belchior Medeiros, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Graduada de Bacharelado em Educação Física pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB). 

Fabiana Maluf Rabacow, Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

Doutora em Medicina Preventiva pela Universidade de São Paulo (USP). Mestre em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Graduada em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Coordenadora e docente do curso de Educação Física da Universidade Católica Dom Bosco (UCDB).

Downloads

Publicado

2024-02-23

Como Citar

Medeiros, I. R. B. ., & Rabacow, F. M. . (2024). Nível de atividade física e comportamento sedentário durante a pandemia de covid-19 em trabalhadores. Multitemas, 28(70), 203–220. https://doi.org/10.20435/multi.v28i70.3893