A consciência negra em tempos de pandemia: uma análise de dados, a partir de um fato

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3672

Palavras-chave:

consciência negra, igualdade formal, igualdade material, pandemia, racismo estrutural

Resumo

O presente artigo tem por objetivo o estudo acerca da realidade social e a identificação do racismo estrutural, partindo da análise de um fato para, em seguida, ingressar na questão específica sobre o tema, sendo adotadas, para tanto, duas abordagens metodológicas: a primeira, exploratória, justamente do enquadramento conceitual de cada um dos objetos que envolvem a questão, por meio de pesquisa eminentemente bibliográfica; e a segunda, analítica e qualitativa, observando dados da pandemia causada pelo coronavírus. O artigo pretendeu fazer não somente uma abordagem teórica sobre cada tópico, mas, ao final, verificar de que maneira a pandemia acentuou, a partir da coleta de dados indexados, a diferença racial que existe em nosso país; este é seu principal objetivo. Ao final, concluímos que, entre a igualdade formal e a igualdade material, mesmo após três séculos e meio de escravidão, muitas questões merecem ser discutidas e outras políticas públicas devem ser implementadas.

Biografia do Autor

Thiago Melim Braga, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), mestre em Direito do Estado pela PUC-SP e especialista em Direito Constitucional também pela PUC-SP. Professor e pesquisador. Advogado.

Referências

ALEXY, Robert. Teoría de los Derechos Fundamentales. Madrid: Centro de Estudios Políticos y Constitucionales, 2001.

CAMPOS, Adrelino. Do quilombo à favela: a produção do “espaço criminalizado” no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

CONCI, Luiz Guilherme Arcaro. Colisões de direitos fundamentais nas relações jurídicas travadas entre particulares e a regra da proporcionalidade: potencialidades e limites da sua utilização a partir da análise de dois casos. In: ROCHA, Maria Elizabeth Guimarães Teixeira; MEYER-PFLUG, Samantha Ribeiro (Coord.). Lições de direito constitucional: em homenagem ao professor Jorge Miranda. Rio de Janeiro: Forense, 2008.

FALCÃO, Joaquim de Arruda. Direito da Mulher: igualdade formal e igualdade material. In: AMARAL JÚNIOR, Alberto do; PERRONE-MOÍSES, Cláudia (Org.). O cinqüentenário da declaração universal dos direitos do homem. São Paulo: Edusp, 1999.

FREEMAN, Alan David. Legitimizing racial discrimination through antidiscrimination law: a critical review of supreme court doctrine. Minnesotta Law Review, Minneapolis, v. 62, 1978.

GOMES, Joaquim Benedito Barbosa. A recepção do instituto da ação afirmativa pelo direito constitucional brasileiro. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 38, n. 151, p. 129-52, jul./set. 2001.

MELLO, Celso Antônio Bandeira de. A democracia e suas dificuldades contemporâneas. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 35, n. 137, p. 255-64, jan./mar. 1998.

NOVELINO, Marcelo. Direito Constitucional. 4. ed. São Paulo: Método, 2010.

ROCHA Carmen Lúcia Antunes. Ação afirmativa: o conteúdo democrático do princípio da igualdade jurídica. Revista de Informação Legislativa, Brasília, v. 33, n. 131, p. 283-95, jul./set. 1996.

SEN, Amartya. A desigualdade reexaminada. Rio de Janeiro: Record, 2001.

Downloads

Publicado

2023-05-16

Como Citar

Braga, T. M. (2023). A consciência negra em tempos de pandemia: uma análise de dados, a partir de um fato. Multitemas, 28(68), 209–235. https://doi.org/10.20435/multi.v28i68.3672