A cadeira de rodas infantil sob a perspectiva do design emocional e da ergonomia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v21i59.2630

Palavras-chave:

cadeira de rodas, criança com deficiência, design emocional, ergonomia

Resumo

Considerando a contribuição do design no desenvolvimento das Tecnologias Assistivas, propõe-se, neste artigo, analisar a cadeira de rodas infantil sob a perspectiva do design emocional e da ergonomia, partindo da percepção das crianças usuárias e de seus cuidadores. Em termos metodológicos, este estudo se caracteriza como uma pesquisa observacional descritiva, com análise de dados sob o paradigma qualitativo. Foi utilizada na fase exploratória a ferramenta de Design Macroergonômico que incorpora as demandas dos usuários em todas as fases do processo. Embora os resultados apresentados nas entrevistas tenham apontado para a necessidade de alterações relacionadas à segurança da cadeira de rodas, verificou-se que as crianças usuárias identificaram os aspectos estéticos como fatores relevantes passíveis de mudança.

Biografia do Autor

Suélen Maiara dos Reis Nascimento, Universidade Feevale

Bacharel em Design pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS).

Camila Dalsin, Universidade Feevale

Mestre em Diversidade Cultural e Inclusão Social e bacharel em Moda pela Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS). Bolsista PROSUC/CAPES.

Jacinta Sidegum Renner, Universidade Feevale

Doutora em Engenharia de Produção com ênfase em Ergonomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Diversidade Cultural e Inclusão Social da Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS).

Claudia Schemes, Universidade Feevale

Doutora em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Docente no Programa de Pós-Graduação em Processos e Manifestações Culturais da Universidade Feevale (Novo Hamburgo, RS).

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Publicado

2020-03-12

Como Citar

Nascimento, S. M. dos R., Dalsin, C., Sidegum Renner, J., & Schemes, C. (2020). A cadeira de rodas infantil sob a perspectiva do design emocional e da ergonomia. Multitemas, 21(59), 127–146. https://doi.org/10.20435/multi.v21i59.2630