Por que Pais Humanos merecem o Dia dos Pais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.1964

Palavras-chave:

Evolução Humana, Parentalidade, Primatologia

Resumo

Não resta dúvida de que existem vários aspectos na humanidade que a torna única no reino animal, e os pais são um desses aspectos. O fenômeno de pais que desempenham papéis relevantes no desenvolvimento da prole é incrivelmente raro entre mamíferos -, de fato, estudos revelam que isto acontece em algo em torno de 5% das espécies mamíferas. Pais humanos são um enigma científico, afirma o cientista David C. Leary. Em seu livro relações familiares (Family Relationships), ele afirma: “Parentalidade masculina é altamente não usual quando consideramos que os machos, em pelo menos 95% das espécies de mamíferos, incluindo duas bastantes próximas dos humanos, que são, chimpanzés [Pan troglodytes] e Bonobos [Pan paniscus], não participam na parentalidade”. (...)

 

Biografia do Autor

Laércio Fidelis Dias, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Doutor em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Professor doutor na Universidade Estadual Paulista (UNESP), Graduação e Pós-graduação, nos campi de Marília e Botucatu. Pesquisador na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde, Teoria Antropológica, Antropologia Filosófica, atuando nos seguintes temas: etnomedicina, itinerário terapêutico, transição da saúde, bebidas alcoólicas, antropologia e literatura.

Referências

MAROPENG AND STERKFONTEIN CAVES. Why Homo sapiens fathers deserve Father´s Day. Maropeng, jun. 2014. Disponível em: http://www.maropeng.co.za/news/entry/why-homo-sapiens-fathers-deserve-fathers-day. Acesso em: maio 2018.

Downloads

Publicado

2019-08-16

Como Citar

Dias, L. F. (2019). Por que Pais Humanos merecem o Dia dos Pais. Multitemas, 24(57), 273–279. https://doi.org/10.20435/multi.v24i57.1964

Edição

Seção

Traduções