Os blocos econômicos, o colapso do trabalho e as políticas sociais

Autores

  • Carmen Ferreira Barbosa
  • Eloísa Castro Berro
  • Joana Maria Matos Machado
  • Salette Marinho de Sá
  • Valdete de Barros Martins

Resumo

A formação dos blocos econômicos desencadeou um acentuado aumento da riqueza financeira nos mercados internacionais, sobrepondo o capital financeiro e bancário ao setor produtivo. Dessa forma, visualizamos, no mundo do trabalho no capitalismo contemporâneo, a desproletarização do trabalho industrial e expansão do trabalho assalaria do e precário. Frente a esse quadro e em resposta às necessidades sociais, a política social assume o papel de atenuar, através de programas sociais, os desequilíbrios no usu fruto da riqueza social entre as diferentes classes, bem como os possíveis conflitos decorrentes das precárias condições de vida das classes sub alternas. Ao Serviço Social cabe o desafio de identificar os princípios norteadores de uma política social que avance rumo à universalização dos direitos e uma distribuição de bens e serviços sociais.

Referências

ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? - Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade do mundo do trabalho. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1998.

_____. Dimensões da crise e metamorfoses do mundo do trabalho. Serviço Social e Sociedade, São Paulo : Cortez, (50), 1996.

BATISTA, Paulo Nogueira. O consenso de Washington – A visão neoliberal dos problemas latino-americanos. Cadernos Dívida Externa, (06), PEDEX, 1994.

CARVALHO, Carlos Eduardo. In: Cadernos da CUT, São Paulo, n. 3, 1993.

O Estado de São Paulo, 07 jun. 1998. Caderno Economia & Negócios. Folha de São Paulo, 02 nov. 1997. Caderno Especial.

FORRESTER, Viviane. O horror econômico. São Paulo : UNESP, 1997.

IANNI, Octavio. A sociedade global. São Paulo : Cortez, 1996.

INTEGRAÇÃO e blocos econômicos: referências para a análise do Mercosul. Cadernos da CUT. Jurídico e Relações Sindicais, São Paulo, (08), 1993.

LAURELL, Asa Cristina (Org.). Estado e políticas sociais no neoliberalismo. São Paulo: Cortez, 1995.

LESSA, Carlos et al. Pobreza e política social: A exclusão nos anos 90. Rio de Janeiro : UFRJ. (mimeo).

MÉDICI, André César. O desempenho financeiro das políticas sócias federais. Cadernos ABONG. São Paulo, (02), 1997.

OFFE, Claus. Capitalismo desorganizado - transformações contemporâneas do trabalho e da política. São Paulo : Brasiliense, 1995.

PEREIRA, Potyara A. P. A assistência social na perspectiva dos direitos – crítica aos padrões dominantes de proteção aos poderes no Brasil. Brasília : Thesaurus, 1996.

POCHMANN, Márcio. Políticas de emprego e renda no Brasil: algumas considerações. In: BÓGUS, Lúcia; PAULINO, Ana Yara (orgs.). Políticas de emprego, políticas de população e direitos sociais. São Paulo : UDUC, 1997.

SINGER, Paul. Globalização e desemprego - diagnóstico e alternativas. São Paulo : Contexto, 1998.

TEIXEIRA, Joaquina Barata. A globalização é o novo-velho discurso da economia política. Inscrita, Brasília : Conselho Federal de Serviço Social, (02), 1998.

TEIXEIRA, Francisco (Org.). Neoliberalismo e reestruturação produtiva. São Paulo : Cortez, 1996.

VIEIRA, Evaldo. Democracia e política social. São Paulo : Cortez/- Autores Associados, 1992. (Coleção Polêmicas do Nosso Tempo).

YASBEK, Maria Carmelita. Globalização, precarização das relações de trabalho e seguridade social. Cadernos ABONG. São Paulo,

Downloads

Publicado

2016-07-06

Como Citar

Barbosa, C. F., Berro, E. C., Matos Machado, J. M., de Sá, S. M., & Martins, V. de B. (2016). Os blocos econômicos, o colapso do trabalho e as políticas sociais. Multitemas, (14). Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1161

Edição

Seção

Artigos