A percepção sobre meio ambiente e Educação Ambiental na prática docente das professoras das escolas municipais rurais de Morrinhos, GO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/inter.v24i1.3476

Palavras-chave:

Educação Ambiental, preservação ambiental, sustentabilidade ambiental

Resumo

O presente estudo teve o objetivo de analisar a percepção de professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I das escolas municipais rurais de Morrinhos, GO, sobre o Meio Ambiente e a Educação Ambiental, a saber: Escola Municipal Vereador Deusdete Damacena, Escola Municipal Lindolfo Alves Pinto e Escola Municipal José Cândido da Silva. Por ser uma pesquisa que envolve a percepção do sujeito, optamos pelo estudo de caso com o emprego de uma abordagem qualitativa para análise dos dados. Em todas as escolas, foram aplicados questionários com perguntas semiestruturadas para as sete professoras participantes da pesquisa, relacionadas às questões ambientais. Esclarecemos que este estudo decorre de nossa inquietação em repensar a relação do homem com a natureza, bem como das concepções de desenvolvimento, progresso e crescimento impostas pelo modelo econômico capitalista e a forma como a Educação Ambiental (EA) está sendo trabalhada nas escolas rurais. Os resultados mais importantes apontam que a escola é um dos principais locais para promover mudanças de comportamento ao trabalhar com os diversos saberes ambientais; porém, muitos desafios no trabalho com a EA ainda precisam ser superados, a começar pela formação dos professores. A maior parte dos sujeitos da pesquisa ainda tem uma visão reducionista, naturalizada e antropocêntrica, tanto em relação ao meio ambiente quanto em relação à EA.

Biografia do Autor

Flávio Reis Santos, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (PPGE/UFSCar). Pós-doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás (PPGGC/UFG). Doutor em Educação pela UFSCar. Professor do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Estadual de Goiás (PPGHIS/UEG). Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão, Educação e Tecnologias (PPGET) da UEG. Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação do Campo (GEPEC/HISTEDBR/UFScar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR) da UEG.

Cristiane Raquel Ferreira Cândido, Universidade Estadual de Goiás (UEG)

Mestre em Ambiente e Sociedade pela Universidade Estadual de Goiás (UEG). Graduada em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Rural no Brasil (NEPERBR) pela UEG.

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Publicado

2023-05-16

Como Citar

Santos, F. R., & Cândido, C. R. F. (2023). A percepção sobre meio ambiente e Educação Ambiental na prática docente das professoras das escolas municipais rurais de Morrinhos, GO. Interações (Campo Grande), 24(1), 175–191. https://doi.org/10.20435/inter.v24i1.3476