Processo de seleção de franquias

Autores

  • Danielle Miranda de Oliveira Arruda
  • Fernando Menezes Xavier

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i22.910

Resumo

Este trabalho visou identificar e analisar, à luz dos princípios teóricos, os critérios de seleção de oportunidades de negócios por franquia, utilizados por empreendedores que optaram pelo franchising como meio para implantação de uma empresa no Estado do Ceará. Este ensaio configura um estudo do caso dos franqueados cearenses. Um questionário com 13 perguntas foi aplicado nas 84 empresas que compõem a população e 28 respostas foram obtidas. Os resultados indicam que a maioria dos empresários consultados buscam, ao optar por uma franquia, contar com a experiência do franqueador, ter apoio no funcionamento do negócio e operar sob uma marca conhecida no mercado. Por outro lado, os empreendedores estudados negligenciaram aspectos relevantes do processo de seleção de franquia: apenas reduzido número buscou verificar e colher informações sobre diversas opções de franquia visando analisar as que seriam compatíveis com suas características pessoais e disponibilidade de recursos; e poucos selecionaram uma franquia específica a partir de informações detalhadas que solicitaram ao franqueador visando avaliar a viabilidade comercial e financeira do negócio e o tipo de apoio que receberiam.

Referências

ARRUDA, Danielle. Le franchising: diagnostic du systéme et adaptation dans le cadre de l’économie brésilienne. Nice, 1992. Tese (Doutorado em Administração de Empresas) – Université de Nice-Sophia Antipolis.

TOMZACK, Mary E. Tips and traps when buying a franchising. New York : Mc Graw-Hill, 1994.

KEUP, Erwin J. Franchise Bible. Oregon : The Oasis press, 1996.

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Publicado

2016-05-17

Como Citar

de Oliveira Arruda, D. M., & Xavier, F. M. (2016). Processo de seleção de franquias. Multitemas, (22). https://doi.org/10.20435/multi.v0i22.910

Edição

Seção

Artigos