Odesenvolvimento motor em crianças de 0 a 2 anos freqüentadoras de Centros de Educação Infantil, no município de Campo Grande-MS

Autores

  • Débora Cristina Vieira de Carvalho
  • Natália dos Santos Roda
  • Karla de Toledo Cândido

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i24.895

Palavras-chave:

1. Desenvolvimento motor, 2. Creche

Resumo

Com a expansão das creches, cresceu consideravelmente o númerode crianças frequentadoras dessas instituições, vistas como “malindispensável”, pois preocupavam-se apenas com a higiene e alimentação e não com o lado emocional da criança, refletindo assim, no seu desenvolvimento motor. Devido a essas características intensificaram-se os estudos sobre os efeitos negativos depositados na criança em decorrênciado atendimento em creches. O presente trabalho foi elaborada para traçar o perfil do desenvolvimento motor em crianças de zero a dois anos que freqüentam centros de educação infantil. Foram avaliadas cento e sessenta crianças com idade inferior a vinte e quatro meses,sendo estas de baixo nível sócio-econômico e com ausência de qualquer antecedente patológico que pudesse afetar seu processo de crescimento e desenvolvimento. As avaliações foram registradas em um protocolo,sendo observado atividades motoras, testes de reflexos e reações e coletade dados clínicos. Os dados obtidos foram quantificados estatisticamente e transportados para gráficos e tabelas. A análise e interpretação desses dados foram realizados conforme a literatura específica, revelando que dentre as cento e sessenta crianças avaliadas, sendo oitenta e sete do sexo feminino e setenta e três do sexo masculino, 10,8% do sexo feminino e 13,95% do sexo masculino apresentaram atraso no desenvolvimento motor. Pôde-se perceber um pequeno número de crianças freqüentadorasde Centros de Educação Infantil que apresentaram atraso no seu desenvolvimento motor. Demonstrando que houve um grande avançon este campo, modificando o perfil desses centros. Apesar desse avanço, observou-se a necessidade da implantação de programas de estimulação sensório-motora em todos os Centros de Educação Infantil, valorizandoo desenvolvimento integral da criança menor de dois anos, atuando terapeuticamente, de modo significativo na saúde preventiva.

Referências

ANDRACA, Isidora de; PINO, Paulina. Factores de riesgo para el desarrollo psicomotor en lactantes nacidos en optimas condiciones biológicas. Revista de Saúde Pública, v. 32, n. 2, p. 138-47, 1998.

ANUNCIATO, Nelson F. Desenvolvimento pré-natal. Palestra proferida no Seminário sobre desenvolvimento infantil, São Paulo, 2000.

ECKERT, Hellen M. Desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993.

HADDAD, L. A relação creche família: relato de uma experiência. Caderno de pesquisa. São Paulo, 1987.

LOPES, Fábio Ancona. Crescimento infantil. In: Seminário sobre desenvolvimento infantil. São Paulo: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2000.

MARCONDES, Eduardo. Crescimento normal e defi ciente. 3. ed. São Paulo: Sarvier, 1989. (Monografi as Médicas. Série Pediatria, 1).

MARCONDES, Eduardo. Pediatria básica. 8. ed. São Paulo: Sarvier, 1992. V. 1.

RIBEIRO, Maria V. L. M. Sistema nervoso em desenvolvimento: estudo de alguns aspectos lesionais. In: SOUZA, Angela M. C.; FERRARETO, Ivan. Paralisia cerebral: aspectos práticos. São Paulo: Memnon, 1998.

ROCHA, Maria A. M. Creches para crianças de até dois anos: o que pensar? Porto Alegre: Dacasa, 1997.

SHEPHERD, Roberta B. Fisioterapia em Pediatria. 3. ed. São Paulo: Santos, 1996.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Vieira de Carvalho, D. C., Roda, N. dos S., & Cândido, K. de T. (2016). Odesenvolvimento motor em crianças de 0 a 2 anos freqüentadoras de Centros de Educação Infantil, no município de Campo Grande-MS. Multitemas, (24). https://doi.org/10.20435/multi.v0i24.895

Edição

Seção

Artigos