A contribuiç]ao da terapia ocipacional em pacientes mastectomizadas

Autores

  • Ana Cristina Gonçalves Lasalvia
  • Marnie Grubert Gonzaga Maciel

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.880

Palavras-chave:

1. câncer de mama, 2. terapia ocupacional, 3. mastectomia

Resumo

De todos os cânceres que se manifestam no sexo feminino, éo câncer de mama o mais cruel, tanto pela sua agressividade comotambém por acometer o órgão mais bonito, significativo e sensível da mulher, órgão este que identifica toda sua feminilidade, fragilidade e maternidade. A cirurgia de mastectomia é o terror de todas as mulheres que foram submetidas a este procedimento. Associados a esta mutilação, surgem os complexos, inseguranças, depressão e outros sentimentos negativos atingindo não só a doente, como todos seus familiares. A Terapia Ocupacional, através dos recursos terapêuticos que caracterizam a ação humana e a produtividade, poderá com certeza proporcionar a todos que foram submetidos a esta cirurgia uma melhor qualidade devida, integrando-os nos campos mais importantes referentes à sua existência, tais como: convívio familiar, social e profissional, favorecendo melhora nos aspectos físico e emocional. Dependendo das dificuldades surgidas no pós-operatório, para cada paciente proverão atividades distintas, facilitando desta forma seu melhor desenvolvimento motor epsicossocial. Sendo a Terapia Ocupacional a arte de ensinar, elaborare orientar e aplicar atividades selecionadas, nada mais justo que tenha junto aos seus pacientes uma colaboração com relacionamento mais humano que científico, aumentando sua auto-estima, levando-os à uma vida normal com freqüentes restrições. Com muita dedicação, com palavras simples, à altura do entendimento de pessoas com qualquer grau de instrução, fica patenteada a importância da Terapia Ocupacional com pacientes mastectomizadas. Para que esta afirmação tenha sido feita, foram realizados muitas pesquisas e atendimentos domiciliares e em consultório com quatro sessões semanais. Nesta abordagem deestudos, observações, atendimento e acompanhamento a Terapia Ocupacional se faz presente, somada à patologia de câncer de mama, mais especificamente na mastectomia. É de suma importância ressaltar o quanto é válido, não como media dor de discussões ou polêmicas, mas como uma proposta de qualificação de atendimento, proporcionando atodos uma vida normal para que sofram menos com os aspectos físicos,elevando o seu emocional para que voltem a sorrir. Sentir a vida emtoda sua plenitude, ela é bela e vale a pena viver.

Referências

ARRUDA, Elso. Terapêutica ocupacional psiquiátrica. Rio de Janeiro: Brasil, 1962.

ÁVILA, Vicente Fideles de. Sugestão de roteiro comentado para projeto de pesquisa. Campo Grande, 1996. (Mimeo)

BARROS, Alfredo Carlos S. D. et al. Mastologia condutas. Rio de Janeiro: Revinter, 1999.

BLAKINSTON. Dicionário médico. 2. ed. São Paulo: Andrei, 1995.

BRASIL, Ministério da Saúde. Secretaria Nacional de Assistência à Saúde. Instituto Nacional de Câncer. Coordenadoria de Programas de Controle do Câncer-Pro-Onco. Ações de enfermagem para o controle do câncer. Rio de Janeiro: Pro-Onco, 1995.

FERNANDES, A. F. C. O cotidiano da mulher com câncer de mama. Fortaleza: Fundação de Pesquisa e Cultura, 1997.

FINGER, Jorge Augusto Ortiz. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.

FRANCISCO, Berenice Rosa. Terapia ocupacional. Campinas: Papirus, 1988.

FRANCO, Josélio Martins. Mastologia: formação do especialista. São Paulo: Atheneu, 1997.

JORGE, Rui Chamone. A relação terapeuta – paciente. 2. ed. Belo Horizonte: GesTO, 1999.

JORGE, Rui Chamone. O objetivo e a especifi cidade da terapia ocupacional. Belo Horizonte: GesTO – Imprensa Universitária, 1990.

JORGE, Rui Chamone. Psicoterapia ocupacional. Belo Horizonte: GesTO, 1995.

MAC DONALD, et. al. Terapia ocupacional em reabilitação. 4. ed. São Paulo: Santos, 1990.

PIATO, Sebastião. Diagnóstico e terapêutica em mastologia. Rio de Janeiro- São Paulo: Atheneu, 1979.

SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do trabalho científi co. 19. ed. São Paulo: Cortez, 1993.

SOBOTTA, Johannes. Atlas de anatomia humana. 20. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1995.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Gonçalves Lasalvia, A. C., & Gonzaga Maciel, M. G. (2016). A contribuiç]ao da terapia ocipacional em pacientes mastectomizadas. Multitemas, (23). https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.880

Edição

Seção

Artigos