A contribuição da terapia ocupacional no tratamento da depressão na terceira idade

Autores

  • Sônia Pereira Ricartes
  • Maria Livia Carvalho Garbi Holsbach

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.873

Palavras-chave:

1. depressão, 2. terceira idade, 3. terapia ocupacional

Resumo

A Terceira Idade abarca uma parcela da população cada vezmais representativa, do ponto de vista numérico, justifi cando a preocupaçãodos profi ssionais voltados a essa faixa etária. Tem aumentadoo número de idosos com patologias diversas, incluindo a depressão,já que, nesta faixa, a probabilidade de padecer de tal doença é aindamaior, pois os idosos apresentam inúmeras limitações e sofremperdas, tendo como conseqüências sentimentos de autodepreciação.É comum a depressão na Terceira Idade, mas ela pode ser tratada,embora os idosos passem meses e até anos sem ajuda adequada. ATerapia Ocupacional vem contribuindo no tratamento da depressão naTerceira Idade, propiciando atividades ocupacionais que desenvolvema socialização, elevam a auto-estima, favorecem o relacionamentointerfamiliar e a reinserção do idoso à vida funcional. Desta forma,sua fi nalidade é constatar fenômenos e analisá-los, para o aperfeiçoamentodas atividades funcionais e sensoperceptivas do indivíduo.

Referências

CARVALHO FILHO; PAPALEO NETTO. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 1994.

DEBERT, Guita Grin. A reivenção da velhice: socialização e processos de reprivatização do envelhecimento. São Paulo: USP;Fapesp, 1999b.

FINGER, Jorge Augusto Ortiz. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.

FORLENZA, Orestes V.; ALMEID, Osvaldo. Depressão e demência no idoso: tratamento psicológico e farmacológico. São Paulo: Lemos, 1997.

LEGER, J. M. et al. Psicopatologia do envelhecimento: assistência às pessoas idosas. Tradução Antônio Carlos de Oliveira Corrêa. Rio de Janeiro: Vozes, 1997.

MACDONALD, E. M., et al. Terapia ocupacional em reabilitação. 4. ed. São Paulo: Santos, 1990.

MOLINA, Pilar Duarte; TARRÉS, Pedro. Terapia ocupacional em geriatria: psincípios y práctica. Barcelona: Masson, 1998.

PAPALÉO NETTO, Matheus. Gerontologia. São Paulo: Atheneu, 1994.

POLÍTICA NACIONAL DO IDOSO. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Brasília: Ministério da Justiça, Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, 1998.

RYFER, Walter. Declínio hormonal e o envelhecimento. http://www. longevidade.com/texto, 17 março 2000.

Downloads

Publicado

2016-05-16

Como Citar

Ricartes, S. P., & Carvalho Garbi Holsbach, M. L. (2016). A contribuição da terapia ocupacional no tratamento da depressão na terceira idade. Multitemas, (23). https://doi.org/10.20435/multi.v0i23.873

Edição

Seção

Artigos