A temática da biotecnologia em jornais brasileiros no período de tramitação da Lei de Biossegurança: um estudo sob a perspectiva da Alfabetização Científica

Maria Aparecida de Souza Perrelli, Sandra Regina Cavalcanti de Melo

Resumo


A mídia pode ser um instrumento de Alfabetização Científica, contribuindo para a formação do público leigo visando a sua participação na definição de políticas públicas de Ciência eTecnologia. Tomando como referência essa dimensão da atividade midiática, este estudo teve por objetivo analisar o conteúdo relacionado à temática“biotecnologia” nos jornais Folha de São Paulo e Correio do Estado veiculados no mês da sanção da Lei de Biossegurança no Brasil. Verificou-se que neste período publicou-se 42 matérias relacionadas ao tema. A maioria referiu-se às células-tronco. Foram destacados aspectos técnico-científicos das pesquisas emencionados nomes e opiniões de cientistas. As matérias utilizaram recursos didáticos de modo a tornar o conteúdo mais acessível ao leitor. Enfatizaram os benefícios das pesquisas, mas raramente foram apontados os riscos e os aspectos ético/morais. Assim, as matérias veiculadas nos jornais no período analisado podem não ter contribuído satisfatoriamente para a Alfabetização Científica do público leitor.

Palavras-chave


Alfabetização, Científica biotecnologia, jornalismo científico.

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Perspectiva, 1982

BUENO, W. C. As sementes da discórdia: a cobertura dos transgênicos por seis jornais brasileiros. Comtexto Comunicação e Pesquisa (Revista on line – Portal do Jornalismo científico). Disponível em: . Acesso em: 01 mar. 2005.

GASPAR, A . Museus e Centros de Ciências – conceituação e proposta de um referencial teórico. 1993. Tese (doutorado em Didática). Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1993.

HEBERLÊ, A. L. O. Aproximações e afastamentos entre ciência e mídia. Ciência e Comunicação. Revista Digital. v. 1, n.1, nov. 2004.

SILVA, D. O. Leitura crítica do noticiário sobre uma experiência científica: o caso Vitória. In: CONGRESSO BRASILEIRO DA COMUNICAÇÃO, 24, 2001, Campo Grande. Anais... Campo Grande: INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação, 2001.

SOUSA, S. M. Para relativizar ciência e jornalismo. In: DINIZ, A. (org). Comunicação da Ciência: análise e gestão. Taubaté-SP: Cabral Editora e Livraria Universitária, 2004, p. 25-34.

 




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/multi.v0i35.866

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN online: 2447-9276
ISSN impresso: 1414-512X (até o número especial, set. 2015)