Adaptações em paralisia cerebral quadriplégica espástica na prevenção de deformidades: uma abordagem da terapia ocupacional

Autores

  • Alexandra Dias Santana
  • Gislaine da Silva Ferreira
  • Grace Cláudia Gasparini

Palavras-chave:

1. adaptações, 2. deformidades, 3. paralisia cerebral.

Resumo

O presente trabalho relata sobre a contribuição da terapia ocupacional na prevenção de deformidades em duas crianças portadoras de paralisia cerebral quadriplégica espástica, utilizando-se para isso, de dispositivos adaptáveis, com o objetivo de lhes favorecer uma melhor qualidade de vida, já que os déficits motores que estas crianças apresentam, geralmente interferem na vida social e familiar. Sendo assim, através destas intervenções, pode-se favorecer a um padrão postural mais próximo do normal, visando a funcionalida de global, minimizando-se os déficits motores, evitando-se o aumento das reações associadas, prevenindo contraturas e deformidades e, assim, estimular sua independência nas atividades da vida diária. Entre os procedimentos da terapia ocupacional é necessário uma avaliação e estabelecimento de objetivos, para a indicação e/ou confecção de adaptações e órteses, treinando e orientando o paciente e seus familiares no seu uso. Optou-sepor realizar adaptações em domicílio, já que é o lugar onde as pacientes passam a maior parte do tempo. Contudo, faz-se necessário, realizar reavaliações, com o objetivo de verificar a evolução do quadro e rever a necessidade de adequação da adaptação. Ressalta-se, ainda, que os dispositivos adaptáveis, não substituem ao tratamento convencional, e sim contribuem para com o mesmo. Portanto, o terapeuta ocupacional,como profissional habilitado, vem proporcionar, por meio de dispositivos adaptáveis, padrão postural mais próximo do normal nas diversas posições, sendo que tais dispositivos, devem ser idealizadosde acordo com as necessidades de cada criança.

Referências

ÁVILA, Vicente Fideles de. Sugestão de roteiro comentado para projeto de pesquisa. Campo Grande: [s.d.], 1996.

CASALIS, Maria Eugênia Pebe. Reabilitação - espasticidade. 4. ed. São Paulo: Atheneu,1990.

BOBATH, Berta; BOBATH, Karel. Desenvolvimento motor nos diferentes tipos de paralisia cerebral. São Paulo: Manole, 1989.

BOBATH, Karel. A defi ciência motora em pacientes com paralisia cerebral. São Paulo: Manole, 1989.

_____. Uma base neurofi siológica para o tratamento da paralisia cerebral. 2. ed. São Paulo: Manole, 1990.

D’ANDRÉA, Júlia Maria Dário; AMATUZZI, Marco Martins. Medicina de reabilitação aplicada a ortopedia e traumatologia. São Paulo: Roca, 1999.

FINGER, Jorge Augusto Ortiz. Terapia ocupacional. São Paulo: Sarvier, 1986.

FINNIE, Nancie A. O manuseio em casa da criança com paralisia cerebral. 2. ed. São Paulo: Manole, 1980.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científi ca. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 2000.

SOUSA, Angela Maria Costa de; FERRARETO, Ivan. Paralisia cerebral - aspectos práticos. São Paulo: Memnon, 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Santana, A. D., Ferreira, G. da S., & Gasparini, G. C. (2016). Adaptações em paralisia cerebral quadriplégica espástica na prevenção de deformidades: uma abordagem da terapia ocupacional. Multitemas, (26). Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/833

Edição

Seção

Artigos