AValiação ergonômica em odontologia: uma abordagem da terapia ocupacional

Autores

  • Etna Marzolla Gutierres
  • Luciana Barem Ribeiro
  • Silene Alves Atalla

Palavras-chave:

1. ergonomia, 2. odontologia, 3. fatores de risco.

Resumo

As doenças ocupacionais constituem um problema da saúde pública, principalmente no que concerne à saúde ocupacional, em virtude da alta prevalência em diversos grupos profissionais, tanto na indústria como no setor de serviços, gerando incapacidade temporária de razoável importância sócio-econômica e, mesmo, permanente, em uma idade de elavada capacidade produtiva do trabalhador. O Cirurgião-Dentista possui características próprias e específicas ao realizar os procedimentos necessários durante o atendimento a pacientes. Isso expões seus praticantes a fatores de risco que podem ocasionar algum tipo de doença ocupacional. O exercício profissional obriga os Cirurgiões-Dentistas a utilizarem como rotina de trabalho os membros superiores, principalmenteas mãos, freqüentemente com repetitividade de um mesmo padrão de movimento, de força e de compressão mecânica das estruturas localizadas na região. Muitas vezes, também, trabalham sobre pressão de tempo porque utilizam nos procedimentos materiais que possuem um período de endurecimento específico. Frente a esta situação, observou-se a necessidade de analisar os postos de trabalho em seus aspectos psicossociais, organizacionais, biomecânicos e ambientais, para detectar quais os fatores de risco e suas conseqüências à saúde do Odontólogo. Utilizou-se como meio de pesquisa o Questionário para Análise dos Postos de Trabalho, reproduzido textualmente na obra de Grandjeane traduzido por Jouvencel. Trata-se de um roteiro de avaliação laboral que possibilita ao usuário verificar inúmeras atividades realizadas pelo profissional durante a realização do trabalho. Além disso, fez-se uso de registro fotográfico e de entrevista estruturada fechada, possibilitando conhecer o trabalho real pela ótica dos Odontólogos. Observou-se uma crescente valorização da pesquisa em ergonomia pelos terapeutas ocupacionais que fazem uso de rigorosos modelos conceituais e de análise desta disciplina, cujos procedimentos são semelhantes aos da Análisede Atividades em Terapia Ocupacional.

Referências

ANTONIO, S.J. Metodologia do trabalho científi co. 2. ed. São Paulo:Cortez, 1996.

ÁVILA, V. F. A pesquisa na dinâmica da vida e na essência da universidade.Campo Grande: UFMS, 1996.

BARROS, O. B. Ergonomia II: o ambiente físico de trabalho, a produtividadee a qualidade de vida em odontologia. São Paulo: Pancast,1993.

BARROS, O. B. Ergonomia I: a efi ciência, ou rendimento e a fi losofia correta de trabalho em odontologia. 2. ed. rev. e ampl. São Paulo:Pancast, 1999.

CARLO, M. M. R. P; BARTALOTTI, C. C. Terapia ocupacional noBrasil: fundamentos e perspectivas. São Paulo: Plexos, 2001.

Downloads

Publicado

2016-05-12

Como Citar

Gutierres, E. M., Ribeiro, L. B., & Atalla, S. A. (2016). AValiação ergonômica em odontologia: uma abordagem da terapia ocupacional. Multitemas, (26). Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/831

Edição

Seção

Artigos