A importância do Casario do Porto de Corumbá como patrimônio histórico cultural no desenvolvimento turístico de Mato Grosso do sul

Autores

  • Marielle Assis Vianna
  • Milena de Oliveira Leite
  • Nayara Alonso Tavares
  • Maria Bernadete S. Loureiro

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.811

Palavras-chave:

1.Casario do Porto, 2. Patrimônio Cultural, 3. Corumbá

Resumo

Pretende-se com este estudo reunir em um acervo documental a história e importância do Casario do Porto de Corumbá como P atrimônio Histórico Cultural para o desenvolvimento turístico de Mato Grosso do Sul. O município de Corumbá, também conhecido como capital do Pantanal, dista 418 km a oeste de Campo Grande, capital do estado. Foi fundado em 21 de setembro de 1778 pelo então Capitão-General Luiz de Albuquerque, com o nome de Albuquerque. A povoação ergueu-se um pouco mais ao sul e durante alguns anos conservou-se como simples destacamento militar. Em 1859, o presidente da província mandou remover o povoado para o local onde se localiza a cidade de Corumbá. O povoado original havia sido invadido e ocupado pelos paraguaios durante a guerra, e encontrava-se em ruínas, praticamente sem habitantes. Antes da Guerra do Paraguai, Corumbá era apenas uma vila militar de mínimas proporções, que mantinha um comércio reduzido. Devido à sua posição geográfica privilegiada, alcançaria o desenvolvimento comercial alguns anos depois. A cidade divide-se em duas partes: a parte alta e a parte baixa, na qual localiza-se o Porto Geral. Nele sobressa em as arquiteturas remanescentes do Casario do Porto, de um período de fausto econômico, iniciado após a Guerra do Paraguai e em função de entre posto comercial entre o Paraguai e o Estado de Mato Grosso. Esse conjunto com forte significado histórico e arquitetônico e com forte influência européia foi tombado como Patrimônio Histórico Cultural do município em 1985 pelo então prefeito Fadah Scaff Gattass. Seus principais casarões são: o Hotel Beira Rio, o Vasquez e Filhos e o Wanderley Baís e Cia, local onde está instalada a Secretaria de Meio Ambiente e Turismo - SEMATUR.

Referências

BARRETO, Margarita. Manual de iniciação ao estudo do turismo. 2. ed. Campinas : Papirus, 1997.

CORREA, Valmir Batista; CORREA, Lucia Salsa; ALVES, Gilberto Luiz. Casario do Porto de Corumbá: patrimônio a ser preservado. [S.l. : s.n.], 1985.

DENCKER, Ada de Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo : Futura, 1998.

FELIPPE JÚNIOR, Bernardo de. Pesquisa: o que é e para que serve. São Paulo : Sebrae, 1998. (Série marketing para pequena empresa).

LOUREIRO e outros. Plano de desenvolvimento turístico de Corumbá. Campo Grande, 1998. Monografi a (Especialização) – Instituto Nacional de Pós-Graduação INPG-UCDB.

PELLEGRINI, Américo. Ecologia, cultura e turismo. 2. ed. Campinas : Papirus, 1997. Patrimônio Cultural - para preservar. Minc – IPHAN, 14ª Coordenação Regional. LEGISLAÇÃO de Proteção. Corumbá, IPHAN, 14ª Coordenação Regional PROENÇA, Augusto César. Pantanal – gente, tradição e história. 2. ed. Campo Grande : UFMS, 1992.

RODRIGUES, Adyr Balastrieri. Turismo e desenvolvimento local. São Paulo : Hucitec, 1998.

_____. Turismo, modernidade e globalização. São Paulo : Hucitec, 1997.

Downloads

Publicado

2016-05-11

Como Citar

Vianna, M. A., Leite, M. de O., Tavares, N. A., & S. Loureiro, M. B. (2016). A importância do Casario do Porto de Corumbá como patrimônio histórico cultural no desenvolvimento turístico de Mato Grosso do sul. Multitemas, (27). https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.811

Edição

Seção

Artigos