Diretrizes para implantação do turismo rural, ecológico e contemplativo na fazenda pontal

Autores

  • Léa Christye de Oliveira Silveira
  • Rafael Carlotto Ribas
  • Sidharta Fioravante Valle

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.800

Palavras-chave:

1. Campo Grande, 2. espaço rural, 3. turismo

Resumo

O presente trabalho tem o propósito de sugerir para Campo Grande o aproveitamento do potencial turístico de uma área rural,denominada Fazenda Pontal, que se caracteriza com relevância em relação aos recursos naturais e culturais. Para demonstrar a importânciada prática do turismo desenvolvido em espaço rural, parte-se do princípio de que no Brasil a atividade de lazer em espaços rurais vem sendo difundida de forma considerável, demonstrando ser uma atividade economicamente viável em tais propriedades, diversificando a forma de renda, dando estrutura às atividades dessa categoria. O turismo em espaço rural tem como finalidade um maior contato e envolvimento do turista na zona rural, interagindo nas atividades ecológicas e cotidianas proporcionando o descanso para o corpo, a mente e o espírito. A proposição da modalidade do turismo rural, ecológico e contemplativo, na área objeto de estudo, vem evitar a decadência e a estagnação da economia local e regional. Na referida monografia estão apresentados os aspectos metodológicos, a localização geográfica, realçando-se os aspectos físicos, ambientais e históricos culturais. Ainda, na respectiva monografia, trata-se do inventário da fazenda, abrangendo todos osrecursos viáveis à implantação do turismo em espaço rural e reúnemse as diretrizes propostas para implantação de tal modalidade.

Referências

ALMEIDA, Joaquim Anécio; FROEHLICH, José Marcos; RIEDL, Mário. Turismo rural e desenvolvimento sustentável. Curso de Pos- -graduação em extensão rural departamento de educação agrícola e extensão rural centro de ciência rural.

AZEVEDO, Fernando. Um trem corre para o oeste. São Paulo : Martins, 1950.

CAMPOS, Luiz Cláudio de A. Menescal. Lazer e recreação. São Paulo : SENAC, 1998.

DENCKER, Adade Freitas Maneti. Métodos e técnicas de pesquisa em turismo. São Paulo : Futura, 1998.

LINDBERG, Kreg; HAWKING, Donaldee. Ecoturismo: um guia para planejamento e gestão. São Paulo : SENAC, 1995.

MOLLETA, Vania Florentino. Turismo rural. Porto Alegre : SEBRAE, 1999.

PELLEGRINI FILHO, Américo. Ecologia, cultura e turismo. Campinas : Papiros, 1993.

RIBEIRO, Lélia Rita E. de Figueiredo. Campo Grande, o homem e a terra. São Paulo : [s.n.], 1993.

RODRIGUES, Adyr Balastreri. Turismo e ambiente: refl exõrs e propostas. São Paulo : Hucitec, 1997.

RUSCHMANN, Doris Van de Meene. Turismo e planejamento sustentável: a proteção do meio ambiente. Campinas : Papiros, 1997.

SARTOR, Lourdes Fellini. Turismo rural: uma alternativa de produção. Porto Alegre : Escola Superior de Tecnologia São Leopoldo de Brides, 1981.

Downloads

Publicado

2016-05-11

Como Citar

de Oliveira Silveira, L. C., Ribas, R. C., & Valle, S. F. (2016). Diretrizes para implantação do turismo rural, ecológico e contemplativo na fazenda pontal. Multitemas, (27). https://doi.org/10.20435/multi.v0i27.800

Edição

Seção

Artigos