Vivendo e aprendendo: é preciso saber viver...

Autores

  • Luciano Ferraz Servantes

Palavras-chave:

aprendizagem atividade envelhecimento

Resumo

Este artigo apresenta algumas reflexões referentes ao processo de ensino-aprendizagem que ocorre na meia idade e terceira idade, enfatizando a importânciada articulação da experiência do aluno da terceira idade e seu processo de envelhecimento ao processo de aprendizagem, o qual é, na verdade, contemplado por determinados diferenciais tais como a vivência, a experiência de vida e a identidade construída pelo aluno que busca na aprendizagem a oportunidadede continuar a sua “formação humana” enquanto ser social. Logo, a aprendizagemna terceira idade pode ser entendida e caracterizada por uma atividade humana por meio da qual se resgata o indivíduo da margem social e o reintegra como educando participativo e significativo no contexto do ensino. Por sua vez, este ensino é direcionado a o que esse educando deseja no sentido de compreender a si mesmo e o processo de seu envelhecimento, melhorando assim as condições do processo, bem como, fortalecendo a sua identidade enquanto ser ativo, produtivo e relacional. É nesse sentido que este estudos e posiciona, descrevendo, além dessas reflexões, os objetivos que norteiam essaa prendizagem como atividade humana.

Referências

CACHIONE, Meire. Quem educa os idosos: um estudo sobre professores de universidades da terceira idade. Campinas-SP: Alínea, 2003.

CARVALHO FILHO, Eurico Thomaz de; NETTO, Matheus Papaléo. Geriatria: fundamentos, clínica e terapêutica. São Paulo: Atheneu, 2000.

CHALITA, Gabriel. Educação: a solução está no afeto. 8. ed. São Paulo: Gente, 2001.

MALANGA, Eliana Branco (org.). Psicopedagogia e semiologia: uma interdisciplinaridade produtiva. São Paulo: Memnon, 2003. (Col. Temas de Psicopedagogia, livro n. 6). MARPEAU, Jacques. O processo educativo: a construção da pessoa como sujeito responsável por seus atos. Porto Alegre-RS: Artmed, 2002.

MARQUES, Heitor Romero. Metodologia do ensino superior. 2. ed. Campo Grande-MS: UCDB, 2002.

PAPALIA, Diane E.; OLDS, Sally Wendkos. Desenvolvimento humano. 7. ed. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000.

SACRISTÁN, J. Gimeno; GÓMEZ, A.I.Pérez. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre-RS: Artmed, 2000.

SERVANTES, Luciano Ferraz. Cuidador: uma prática que pode ir além dos cuidados básicos. CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS, 3. Campo Grande/MS: SETASS, 2004. p. 41-49.

SEVERINO, Antônio Joaquim. Educação, sujeito e história. São Paulo: Olho d’água, 2002.

SILVA, Marco Aurélio Dias da. Quem ama educa: o papel das emoções na prevenção e cura das doenças. 26. ed. São Paulo: Best Seller, 2001.

Downloads

Publicado

2016-03-23

Como Citar

Servantes, L. F. (2016). Vivendo e aprendendo: é preciso saber viver. Multitemas, (32). Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/711

Edição

Seção

Artigos