‘Ato prático livre’ (o ético) ou a razão como o ‘a priori’ prático

Autores

  • Pe. Luís Marconetti

Palavras-chave:

cultura ato prático livre verdade como evento

Resumo

Aqui neste trabalho reflito sobre os modelos usados para fazer ciências naturais e humanas, para filosofar e para teologar e proponho umas novas orientações entre elas integradas. Passar de uma estrutura racionalista, intelectualista (teórica) no conhecimento da realidade estática (Cf.Reale. Antiseri v. 2° p. 217: Tomas) para uma estrutura interpretativa pela filosofia da linguagem e hermenêutica filosófica de uma realidade dinâmica, evolutiva, de um ser a vir a ser continuamente em um processo ‘infinito’. Pela experiência vemos que a realidade não é somente ser enem somente devir, mas ser em devir a ser(Nova ontologia; Cf. Ef. 1, 1-14). Insistimos:a realidade é um projeto a ser construída por um processo continuo! Passar de uma antropologia filosófica dualista (alma e corpo, espírito e matéria, sujeito e objeto; Cf. Reale. Antiseri v. 2° p. 21 importante!) feita de um amontoado de faculdades para um ser humano inteiro: onto fenomênico. Ser humano inteiro, na sua totalidade, na sua atuação e sua experiência. Ser humano que não vem do hiperurânio, mas que vem da realidade, do mundo em evolução criativa dando um ser humano a semelhança de Deus e mais ainda à semelhança de Jesus Cristo, homem perfeito (Cf,Gn 1, 27-31). Passar de uma mentalidadede verdade ‘dogmática-ideológica’ ou d eum relativismo que leva ao niilismo para uma verdade limitada e imperfeita (1Cr13, 8-13; Jo 16,13). E através de termos fenomenológico-hermenêutico (círculo hermenêutico antropológico) chegar, pela história, sempre mais perto da ‘verdade’. É aqui que inserimos o ato prático livre como evento dialético de significação verdade, evento da verdade: o lado fenomênico (fenome no logia) do sentido e da verdade e o lado ontológico unidos.

Referências

BERNARDI, Piergiuseppe; GIORDANO, Giovanni; LÍNGUA, Graziano. La decisione de credere: per uma comprensione della fede come atto pratico. Cuneo: Ed. Esperienze, 1996.

BUNNIN, Nicholas de; TSUI-JAMES, E.P. (Orgs.). O compêndio de filosofia. São Paulo: Loyola, 2002.

GADAMER, H. G. Verdade e método. Petrópolis: Vozes, 2001.

_____. Apontamentos de Cosmologia filosófica. 2. ed. Campo Grande-MS: UCDB, 2005

MARCONETTI Luís. Primeiros Elementos de Filosofia. Campo Crande-MS: UCDB, 2002.

_____. Suplemento e desenvolvimento dos “Primeiros Elementos de Filosofia”. Campo Grande-MS: UCDB, 2005.

RICOEUR, Paul. Sé come un altro. Milano: Jacó BooK SpA, 2002.

_____. Teoria da interpretação: o discurso e o excesso de significação. Lisboa: Ed 70, [s.d.].

ROSSI, Roberto. Introdução à filosofia: história e sistemas. São Paulo: Loyola, 1992.

Downloads

Publicado

2016-03-22

Como Citar

Marconetti, P. L. (2016). ‘Ato prático livre’ (o ético) ou a razão como o ‘a priori’ prático. Multitemas, 33. Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/690

Edição

Seção

Artigos