Eficácia de intervenções educacionais sobre os conhecimentos em nutrição e atividade física de escolares

Liana Marczal, Luana Bernardi, Daiana Novello

Resumo


Objetivou-se avaliar a eficácia de intervenções educacionais interdisciplinares sobre os conhecimentos em nutrição e atividade física de escolares. Participaram da pesquisa 458 crianças de 7 a 10 anos, matriculadas em 16 escolas municipais. Os conhecimentos sobre nutrição e atividade física foram avaliados por meio de questionários aplicados antes e após as intervenções, as quais foram realizadas por 5 meses, sendo 2 encontros/mês, totalizando 10 encontros/escola. Em relação aos conhecimentos em nutrição e atividade física pré-intervenção, verificou-se, respectivamente, que 15,7% e 12,9% das crianças tinham baixos conhecimentos, 45,2% e 44,1% bons conhecimentos; e 39,1% e 43,0% ótimos conhecimentos. No período pós-intervenção, 0,2% e 0,2% das crianças demonstraram baixos conhecimentos; 1,3% e 2,4% bons conhecimentos; e 98,5% e 97,4% ótimos conhecimentos. As intervenções educativas realizadas no ambiente escolar favorecem o aprendizado das crianças, promovendo um consumo alimentar consciente e hábitos mais saudáveis.

Palavras-chave


Ações em saúde; interdisciplinaridade; promoção da saúde.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/multi.v22i51.687

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