Percepção dos produtores rurais sobre práticas conservacionistas na Bacia do Córrego Guariroba, Campo Grande-MS

Autores

  • Luiz Eduardo de Rezende Valle
  • Reginaldo Brito da Costa
  • Raul Alffonso Rodrigues Roa

Palavras-chave:

desenvolvimento rural sustentável recursos hídricos percepção ambiental e produção rural

Resumo

As atividades econômicas do ser humano sempre ocasionaram impactos no meio ambiente, sendo que o progresso tecnológico, ao longo da civilização, aumentou essa interferência. Como conseqüência da imposição de povos considerados mais desenvolvidos sobre culturas autóctones, algumas comunidades foram cerceadas em sua trajetória de crescimento, levando-as a buscar padrões de desenvolvimento desconsiderando suas condições locais. Em Campo Grande, Estado de Mato Grassodo Sul, a ação localizada de produtores rurais, acarretou interferência no meio ambiente, capaz de prejudicar a população dessa cidade, ao interferir na bacia de captação de água da cidade. Este trabalho, no entanto, verificou que alterações na percepção desses produto resestá ocasionando mudanças de atitude em relação à produção e a adoção de práticas conservacionistas em suas propriedades rurais. Essa mudança está propiciando o desenvolvimento local da região, a partir da recuperação das condições ambientais, da melhoria das condições para a produção agropecuária e da manutenção da qualidade equantidade dos recursos hídricos para fornecimento de água à comunidade urbana, localizada em Campo Grande, MS.

Referências

AB’SABER, A.N. Suporte das florestas beiradeiras (ciliares). In: RODRIGUES, Ricardo Ribeiro; LEITÃO FILHO, Hermógenes de Freitas. Matas ciliares: conservação e recuperação. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2001.

ASSOCIAÇÃO DE RECUPERAÇÃO, CONSERVAÇÃO E PRESERVAÇÃO DA BACIA DO GUARIROBA. Recuperação das áreas degradas – bacia do córrego Guariroba. Campo Grande, 1997. Apostila (fotocópia).

CAPRA, Fritjof. O ponto de mutação. 25.ed. São Paulo: Cultrix, 1995.

CEZAR, Ivo Martins. Os pecuaristas e suas Redes de Conhecimento e Informação. Campo Grande: Embrapa – Gado de Corte, 2000.

DIAS, G.F. Educação ambiental – princípios e práticas. São Paulo: Gaia, 1994.

FERREIRA, M.A.; OLIVEIRA, H.T. A percepção dos moradores de São José do Rio Pardo (SP) sobre a degradação do rio Pardo: subsídios para programas de educação ambiental. In: SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE RECUPERAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS, 5. Belo Horizonte, 18 a 22 de novembro de 2002. p.14-16.

FONSECA, Jairo Simon da; MARTINS, Gilberto de Andrade. Curso de estatística. 6.ed. São Paulo: Atlas, 1996.

LE BOURLEGAT, Cleonice A. Ordem Local com força interna de desenvolvimento. Interações – Revista Internacional de Desenvolvimento Local, Campo Grande: UCDB, v.1, n.1, p.13-20, set. 2000.

MACEDO, R.L.G. Percepção e conscientização ambientais. Lavras: UFLA/FAEP, 2000.

MARCONI, M.A; LAKATOS, E.M. Técnicas de pesquisa. São Paulo: Atlas, 1986.

PLANURB-MS/UCDB – Carta-consulta: Desenvolvimento sustentável da agropecuária na Área de Proteção Ambiental dos mananciais do córrego Guariroba – Campo Grande-MS. Campo Grande, 1999. Correspondência. POLTRONIÉRI, Lígia C. Percepção de custos e riscos provocados pelo uso de praguicidas na agricultura. In:

OLIVEIRA, L.; DEL RIO, Vicente (Org.). Percepção ambiental: a experiência brasileira. 2.ed. São Paulo: Studio Nobel, 1999.

SANESUL. Propostas para o manejo e a gestão dos mananciais de abastecimento público dos córregos Guariroba, Lageado e rio Dourados. Campo Grande, 1998. Apostila.

VIANA, V.M. Conservação da biodiversidade de fragmentos de florestas tropicais em paisagens intensivamente cultivadas. In: FONSECA et al. (Org.). Abordagens interdisciplinares para a conservação da biodiversidade e dinâmica do uso da terra no Novo Mundo. Belo Horizonte: Conservation Internacional, 1995.

Downloads

Publicado

2016-03-18

Como Citar

de Rezende Valle, L. E., da Costa, R. B., & Rodrigues Roa, R. A. (2016). Percepção dos produtores rurais sobre práticas conservacionistas na Bacia do Córrego Guariroba, Campo Grande-MS. Multitemas. Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/685

Edição

Seção

Artigos