Proposta para Implantação de Sistema de Gerência de Pavimento em Vias Urbanas no Município de Campo GrandeMS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i58.2626

Palavras-chave:

Sistema de Gerência de Pavimento. Pavimentação Asfáltica. Gestão Pública.

Resumo

O objetivo desta pesquisa é propor a implantação do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) em vias urbanas específicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, comprovando se tratar de uma ferramenta essencial para gestão viária e de fácil aplicabilidade. Para desenvolver esta proposta, foi realizado o procedimento de análise dos defeitos nos pavimentos em uma área-piloto do município de Campo Grande, utilizando os padrões fornecidos pelo Pavement Condition Index (PCI), conforme norma ASTM D-6433. As vias dentro da área-piloto foram divididas em seções, conforme o sentido do tráfego, e analisadas individualmente. Após a realização dos levantamentos de campo e do tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que, embora haja adversidades (ausência de memória técnica das vias) para sua implantação, o Sistema de Gerência de Pavimentos possui uma atuação prática e eficaz. Os dados resultantes dos estudos colaboraram no encaminhamento de soluções, gerando propostas de qualidade técnica superiores às adotadas com custos abaixo do usual.

Biografia do Autor

José Carlos Taveira, UCDB

Possui Graduação em Engenharia Civil pela UFMS (1993), Graduação em Matemática pela UCDB (2008), Graduação em Pedagogia pela FUCMAT (1994), Especialização em Matemática pela FAL-SP (1996), Mestrado em Matemática - Estatística pela UNESP (1998) e Doutorado em Desenvolvimento Local pela UCM - Madri/Espanhã (2005), revalidado pela UFRGS (2009). Atualmente é Prefeito do Campus da Universidade Católica Dom Bosco - UCDB, em Campo Grande-MS, professor de Graduação no Curso de Engenharia Civil, além de professor colaborador do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Desenvolvimento Local (PPGDL), também na UCDB. Atua principalmente nos temas: Inovação em materiais de Construção Civil,, Engenharia Social, Segurança do Trabalho e Estatística.

Danilo Keniti Nais Inoue, UCDB

Acadêmico do Curso de Engenharia Civil pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), com conclusão prevista para dezembro de 2019. Atualmente, é voluntário da LATRAN – Laboratório de Transportes da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS) e trabalha como estagiário da empresa EGETRA – Engenharia de Transportes Ltda, desde 2015.

José Roberto Franco Marques, EGETRA

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (1997) e Mestrado em Infra-estrutura de Transportes pela Escola de Engenharia de São Carlos - Universidade de São Paulo (2002). Especialista em restauração de pavimentos, hidrologia e drenagem e supervisão de obras rodoviárias. Atuou como professor da Universidade Anhanguera - Uniderp entre 2005 e 2016. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Rodovias; Projeto e Construção. Atualmente é sócio-diretor da empresa EGETRA Engenharia Ltda., especializada em projetos e consultoria em Infraestrutura de Transporte e Infraestrutura Urbana, além de professor da disciplina de Estradas, no Curso de Graduação em Engenharia Civil na Universidade Católica Dom Bosco – UCDB.

Referências

ASTM INTERNATIONAL. Standard practice for roads and parking lots pavement condition index surveys. D-6433-07. USA: American Society for Testing and Materials, 2007.

SHAHIN, M. Y.; KHON, S. D. Development of a pavement condition rating procedure for roads, streets and parking lots. Distress Identification Manual. CERL-TR-M-268. U.S. Army, 1979. v. 1; 2.

Downloads

Publicado

2019-12-16

Como Citar

Taveira, J. C., Nais Inoue, D. K., & Marques, J. R. F. (2019). Proposta para Implantação de Sistema de Gerência de Pavimento em Vias Urbanas no Município de Campo GrandeMS. Multitemas, 24(58), 25–44. https://doi.org/10.20435/multi.v24i58.2626