Proposta para Implantação de Sistema de Gerência de Pavimento em Vias Urbanas no Município de Campo GrandeMS

José Carlos Taveira, Danilo Keniti Nais Inoue, José Roberto Franco Marques

Resumo


O objetivo desta pesquisa é propor a implantação do Sistema de Gerência de Pavimentos (SGP) em vias urbanas específicas de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, comprovando se tratar de uma ferramenta essencial para gestão viária e de fácil aplicabilidade. Para desenvolver esta proposta, foi realizado o procedimento de análise dos defeitos nos pavimentos em uma área-piloto do município de Campo Grande, utilizando os padrões fornecidos pelo Pavement Condition Index (PCI), conforme norma ASTM D-6433. As vias dentro da área-piloto foram divididas em seções, conforme o sentido do tráfego, e analisadas individualmente. Após a realização dos levantamentos de campo e do tratamento estatístico dos dados, concluiu-se que, embora haja adversidades (ausência de memória técnica das vias) para sua implantação, o Sistema de Gerência de Pavimentos possui uma atuação prática e eficaz. Os dados resultantes dos estudos colaboraram no encaminhamento de soluções, gerando propostas de qualidade técnica superiores às adotadas com custos abaixo do usual.

Palavras-chave


Sistema de Gerência de Pavimento. Pavimentação Asfáltica. Gestão Pública.

Texto completo:

PDF

Referências


ASTM INTERNATIONAL. Standard practice for roads and parking lots pavement condition index surveys. D-6433-07. USA: American Society for Testing and Materials, 2007.

SHAHIN, M. Y.; KHON, S. D. Development of a pavement condition rating procedure for roads, streets and parking lots. Distress Identification Manual. CERL-TR-M-268. U.S. Army, 1979. v. 1; 2.




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/multi.v24i58.2626

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN online: 2447-9276
ISSN impresso: 1414-512X (até o número especial, set. 2015)