Análise dos aspectos econômicos e fatores de consumo do biodiesel por produtores rurais de Chapadão do Céu, GO, para o desenvolvimento sustentável

Autores

  • Cristiane C. Merighi Unip
  • Fabrício A. Bazé Estácio de Sá
  • Débora Brunetto Fachasul

Palavras-chave:

biodiesel, auto-sustentabilidade, impacto ambiental.

Resumo

A implantação do biodiesel poderá ser a médio-longo prazo uma das soluções para um de nossos maiores problemas de poluição ambiental a nível global, que são os motores movidos a combustíveis derivados de petróleo; poderemos ter um meio de produção de combustível autossustentável, com preços competitivos no mercado internacional. Devido ao consumo cada vez maior de combustíveis, devemos sempre buscar produzir combustíveis alternativos, para isso necessitamos aperfeiçoar as tecnologias de produção deles no Brasil, sendo que a pesquisa e o uso já estão bastante difundidos. Dentre as oleaginosas com potencial produtivo e tecnológico que poderiam dar sustentabilidade à atividade, tem-se em primeiro lugar a soja, que já se encontra amplamente difundida em todo o território nacional, seguida pelo girassol, nabo forrageiro, amendoim, mamona.

 

Referências

BIODIESEL. Biodiesel no Piauí: uma solução energética com potencialidade social. 2006. Disponível em: <http://www.biodieselbr.com/estudos/biodiesel/biodiesel-piaui-solucao-energetica-social.htm>. Acesso em: mar. 2006.

COLETTI, Roseane Aparecida. Combustíveis renováveis. 2005. Disponível em: <http://www.biodieselbr.com/destaques/2005/combustivel-renovavel.htm>. Acesso em: ago. 2006.

DEMO, Pedro. Metodologia do conhecimento científico. São Paulo: Atlas, 2000.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. São Paulo: Atlas, 1999.

MINAYO, M. C. de S. et al. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.

OLIVEIRA, Leonardo B. A mágica do Biodiesel. O Globo, Rio de Janeiro, 16 jan. 2002. Caderno Carro, p. 1-3.

PARENTE, Expedito J. S. Biodiesel: uma aventura tecnológica num país engraçado. Rio de Janeiro: Tecbio (empresa), mar. 2002. 68p. Disponível em: <http://www.tecbio.com.br/artigos/Livro-Biodiesel.pdf>. Acesso em: ago. 2006. (livro parcial).

Downloads

Publicado

2015-12-15

Como Citar

Merighi, C. C., Bazé, F. A., & Brunetto, D. (2015). Análise dos aspectos econômicos e fatores de consumo do biodiesel por produtores rurais de Chapadão do Céu, GO, para o desenvolvimento sustentável. Multitemas. Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/257

Edição

Seção

Artigos