A Sala de Aula Invertida como possibilidade no combate à evasão escolar

Debora da Costa Pereira, Fábio André Hahn, Marcos Clair Bovo

Resumo


A evasão escolar é um desafio a ser superado pelas instituições de ensino no Brasil. Com índices cada vez mais preocupantes e causas variadas, a evasão escolar é um fator que interrompe a formação dos jovens brasileiros. Entre as principais causas do abandono da escola pelos discentes, destaca-se a falta de interesse pelos estudos. Partindo dessa questão, o presente artigo objetiva tratar do modelo de Sala de Aula Invertida, assumindo esse modelo como parte da aprendizagem ativa enquanto alternativa e possibilidade no combate à evasão escolar. Com base em pesquisa de campo com docentes e com discentes do Instituto Federal do Paraná, Campus Ivaiporã, e análise bibliográfica, os resultados da investigação permitiram verificar a eficiência do método e a otimização do tempo das aulas, gerando melhores condições de aprendizagem.


Palavras-chave


Sala de Aula Invertida; evasão escolar; educação básica.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/multi.v21i59.2550

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