O Programa de Estágio Docente (PED) como estratégia de formação: relato de experiência

Elisvania Freitas dos Santos, Taciana da Costa Farias Almeida, Nelson Adami Andreollo, José Luiz Tatagiba Lamas

Resumo


Este trabalho relata a experiência do Programa de Estágio Docente de disciplina específica do curso de graduação em Enfermagem da Universidade Estadual de Campinas. Este programa visa o desenvolvimento de habilidades de ensino em pós-graduandos, por meio da participação dos mesmos em disciplinas de graduação, com acompanhamento docente. Participaram duas pós-graduandas e um docente, acompanhando a elaboração de um projeto de pesquisa pelos graduandos. As atividades incluíam a avaliação de cada etapa do projeto, bem como respostas a esta avaliação em reuniões de orientação com os alunos. A experiência foi muito satisfatória evidenciando a contribuição do programa a todos os envolvidos, sendo considerada uma ótima estratégia de ensino-aprendizagem.

Palavras-chave


educação em Enfermagem; ensino; Programa de Estágio Docente.

Texto completo:

PDF

Referências


BASTABLE, S. B.; DOODY, J. A. Objetivos comportamentais. In: BASTABLE, S. B. O enfermeiro como educador: princípios de ensino-aprendizagem para a prática de enfermagem. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

BATISTA, S. H. S. S.; BATISTA, N. A. A formação do professor universitário: desafios e possibilidades. In: SEVERINO, A. J.; FAZENDA, I. C. A. (Org.). Formação docente: rupturas e possibilidades. Campinas, SP: Papirus, 2002.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). O que é Capes. [s.d.]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/oqueecapes/apresentacao.html. Acesso em: 15 dez. 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). História e missão. [s.d.]. Disponível em: http://www.capes.gov.br/sobre/portal/historia.html. Acesso em: 15 dez. 2017.

COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES). Circular n. 028/99/PR/CAPES. Brasília, 1999.

DAL PAI, D.; LAUTERT, L. Grupos de discussão virtual: uma proposta para o ensino em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 41, n. 3, p. 518-25, 2007.

FEITOSA, J. P. A. Construindo o estágio de docência da pós-graduação em química. Química Nova, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 153-8, jan./fev. 2002.

IMBERNÓN, F. Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

PIMENTEL, V.; MOTA, D. D. C. F.; KIMURA, M. Reflexões sobre o preparo para a docência na pós-graduação em enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP, São Paulo, v. 41, n. 1, p. 161-4, 2007.

VIEIRA, R. A.; MACIEL, L. S. B. Estágio de docência prescrito pela CAPES: tensões e desafios. Quaestio, Sorocaba, SP, v. 12, p. 47-64, nov. 2010.




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/multi.v24i57.2233

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN online: 2447-9276
ISSN impresso: 1414-512X (até o número especial, set. 2015)