Elementos vazados e seu design na Arquitetura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v24i56.2019

Palavras-chave:

cobogó, elementos vazados, Arquitetura, design.

Resumo

O artigo versa sobre o cobogó e elementos vazados construtivos. O objetivo é o de demonstrar a sua beleza em termos de design e sua aplicação na arquitetura. A metodologia utilizada deu-se por revisão bibliográfica e observação de ambientes arquitetônicos. Trata-se de um elemento muito charmoso usado em construções de áreas externas e internas. Elemento muito usado na atualidade de diferentes design diferentes. Sua história deve ser lembrada e comentada por todos que admiram esse elemento, além de ser usado para diferentes tipos de situações e necessidades construtivas. Inicialmente o material usado para a sua fabricação era somente o cimento, atualmente são produzidas versões em cerâmica que podem ser feitas em várias cores, também em argila ou vidro. Muitas versões em diferentes tipos de materiais são confundidas com outro tipo de elemento, mas todos são considerados cobogós; porém, em outras versões.

Biografia do Autor

Thaline da Cruz Queiroz Marques, Universidade Católica Dom Bosco

Arquiteta, Especialista em Design de Interiores

Heitor Romero Marques, Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Local - UCDB/MS

Formação: Doutor em Desarrollo local y planteamiento territorial, Mestre em Educação - formação de professores, Especialista em Filosofia e História da Educação, Bacharel em Pedagogia e Licenciado em Ciências Naturais

Referências

MARQUES, Heitor Romero et al. Metodologia da pesquisa e do trabalho científico. 4. ed. Campo Grande: Ed.UCDB, 2014.

MORAES, Dijon de; KRUCKEN, Lia (Org.). Cadernos de estudos avançados em design: design e transversalidade. Belo Horizonte: UFMG, 2008. (v. 1, 90p.).

NICOLAU, Raquel Rebouças A. Zoom: design, teoria e prática. João Pessoa, PB: Ideia, 2013.

NONATO, Ana Cláudia. Loft: um conceito contemporâneo de moradia. Lider. Disponível em: http://www.liderinteriores.com.br/blog/loft-um-conceito-contemporaneo-de-moradia/Acesso em: 12 maio 2018.

PARREIRA, Wagner. Arquitetura. [s.d.]. Disponível em: http://www.wagnerparrera.com.br/arquitetura/1528. Acesso em: 10 jun. 2017.

Downloads

Publicado

2019-06-06

Como Citar

Marques, T. da C. Q., & Marques, H. R. (2019). Elementos vazados e seu design na Arquitetura. Multitemas, 24(56), 117–134. https://doi.org/10.20435/multi.v24i56.2019