Utilizando a equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com necessidades educativas especiais

Lisiane Pereira de Jesus, Heloisa Bruna Grubits Freire, Janaína Lúcia Rodrigues Bento, Delarim Martins Gomes

Resumo


A Equoterapia favorece o desenvolvimento da capacidade de manter a atenção e concentração, estabelecer vínculos afetivos e a autoconfiança dos indivíduos que a praticam, assumindo caráter de suma importância, se aliada ao processo pedagógico de crianças com distúrbios de aprendizagem diversos. Esta prática representa uma nova possibilidade terapêutica, que influencia positivamente no processo ensino aprendizagem, promovendo a inserção de crianças que apresentam alguma dificuldade, seja ela falta de atenção, memória, raciocínio, dislexia, disgrafia, dentre outras. Este estudo objetivou utilizar a Equoterapia como ferramenta psicopedagógica para crianças com Transtorno do Espectro Autista, melhorando o desempenho escolar e contribuindo com o aprendizado e convívio social do praticante. A Equoterapia auxilia na melhora das relações sociais das crianças autistas na escola, observado na relação tanto com colegas quanto professores, o que indiretamente contribui para melhor rendimento escolar do praticante. Também foram observados benefícios com relação a motricidade, comunicação verbal e interação social.


Palavras-chave


equoterapia, autismo, necessidades educativas especiais.

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DOI: http://dx.doi.org/10.20435/multi.v23i55.1843

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ISSN impresso: 1414-512X (até o número especial, set. 2015)