A inclusão social da comunidade surda nas novas tecnologias

Autores

  • Adriano de Oliveira Gianotto
  • Heitor Romero Marques Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)
  • José Manfroi Universidade Católica Dom Bosco (UCDB)

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i48.145

Palavras-chave:

novas tecnologias, método ensino-aprendizagem, inserção da comunidade surda

Resumo

Neste artigo, estudam-se as facilidades e as dificuldades da comunidade surda na utilização e no acesso das novas tecnologias. Analisa-se, também, o papel que elas desempenham no método de ensino de aprendizagem e a necessidade de um orientador para facilitar o entendimento dessas tecnologias. Apresenta assim, a evolução que a inclusão da comunidade surda obteve ao longo dos tempos. Denota-se, também, no decorrer deste artigo, a evolução que a comunidade surda passou, como por exemplo, na utilização de mecanismos diversificados, até mesmo máquinas, para que os surdos pudessem desenvolver, de maneira mais satisfatória, seus estudos, participando de um modo mais efetivo na sociedade, tornando-se um cidadão de direitos e, principalmente, conquistando sua liberdade. Para que este artigo fosse concluído, surgiu o interesse de analisar, de forma global, as modificações que as tecnologias agregaram na vida dos surdos e os obstáculos e estigmas sociais desse processo de inclusão. Assim, este artigo apresenta na introdução, uma visão geral do resultado obtido da pesquisa; na sequência, pesquisa bibliográfica, de suma importância, para que o leitor possa compreender as transformações que a comunidade surda sofreu, suas vantagens; e finalmente o que ainda falta ser feito nesse sentido.

Referências

BARBOSA, Rui. Oração aos moços. 1920. Disponível em: <http://www.casaruibarbosa.gov.br/dados/DOC/artigos/rui_barbosa/FCRB_RuiBarbosa_Oracao_aos_mocos.pdf>. Acesso em: 20 jun. 2015.

DUBET, François. As desigualdades multiplicadas. Ijui, RS: Editora UNIJUI, 2003.

BATISTA, Cristina Abranches Mota; MANTOAN, Maria Teresa Egler. Educação inclusiva: atendimento educacional especializado para a deficiência mental. 2. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2006.

BRASIL. Lei n. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras e dá outras providências.

______. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE. Censo demográfico 2010, 2010.

FELIX, Ademilde. Surdos e ouvintes em uma sala de aula inclusiva: interações sociais, representações e construções de identidades. 2008. Disponível em: <http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000437843>. Acesso em: 23 ago. 14.

GOÉS, Maria Cecília. Linguagem, surdez e educação. Campinas, SP: Autores Associados, 1999.

GÓES, Maria Cecília Rafael; LAPLANE, Lia Friszman. Políticas e práticas da educação inclusiva. São Paulo: Autores Associados, 2007.

KLÖCKNER, Luciano; PRATA, Nair (Org.). História da mídia sonora: experiências, memórias e afetos de norte a sul do Brasil. Porto Alegre, RS: EDPUCRS, 2009.

LÉVY, Pierre. O que é o virtual? Tradução de Paulo Neves. São Paulo: Editora 34, 1996.

PADDEN, C.; HUMPHRIES, T. Deaf in America: Voices from a culture. Surdos na América: vozes de uma cultura. Cambridge: Harvard University Press, 1988.

SACKS, Oliver. Vendo vozes: uma viagem ao mundo dos surdos. São Paulo: Companhia das Letras, 1998.

SEQUEIROS, Leandro. Educar para a solidariedade – projeto didático para uma nova cultura de relações entre os povos. Porto Alegre, RS: Artmed, 2000.

SILVA, Angélica Bronzatto de Paiva; PEREIRA, Maria Cristina da Cunha. O aluno surdo na escola regular: imagem e ação do professor. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Brasília, v. 19, n. 2, p. 173-6, maio/ago. 2003.

SKLIAR, Carlos (Org.). Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas. Porto Alegre, RS: Mediação, 1997.

SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, RS: Mediação, 1998.

STROBEL, Karin. História da educação de surdo. Florianópolis, 2008. Disponível em: <http://cinararklibras.webnode.com.br/news/historia%20da%20educação%20de%20surdos/Tecnologiasparasurdos>.

TECNOLOGIA assistiva. CORDE – Comitê de Ajudas Técnicas, ata VII, de 14 de dezembro de 2007.

Downloads

Publicado

2015-11-26

Como Citar

Gianotto, A. de O., Marques, H. R., & Manfroi, J. (2015). A inclusão social da comunidade surda nas novas tecnologias. Multitemas, (48). https://doi.org/10.20435/multi.v0i48.145