A saúde permeada pela espiritualidade

Pedro Pereira Borges, Rafael Sousa Ferreira, Isabela Diamante Teixeira de Sousa

Resumo


A espiritualidade sempre fez parte da esfera do homem, mas, quando se trata de uma vida saudável, não é raro encontrar teorias e abordagens que procuram excluir a espiritualidade da vida humana. O Artigo apresentado trata de um estudo sobre a espiritualidade como uma condição básica para uma boa saúde, seja física ou psíquica. Outrossim, procurou mostrar que alguns argumentos que acusam a falta de cientificidade da espiritualidade não se sustentam, especialmente nas questões psíquicas, em que cada vez mais cresce a importância de uma vida espiritual saudável. Nesse sentido, foi dedicado uma parte especial para explanar sobre a logoterapia e algumas de suas abordagens empíricas, que comprovam a eficácia de uma vida espiritual saudável.


Palavras-chave


saúde; espiritualidade; logoterapia.

Texto completo:

PDF

Referências


BENTO XVI. Caritas in veritate. São Paulo: Paulinas, 2009.

CHESTERTON, Gilbert K. The game of psychoanalysis.  1923. Sociedade Chesterton Portugal. Disponível em: <http://sociedadechestertonportugal.blogspot.com.br/2013/07/o-jogo-da-psicanalise.html>.

FRANKL, Viktor. A vontade de sentido. São Paulo: Paulus, 2011.

______. Em busca de sentido. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

______. A presença ignorada de Deus. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

GOMES, José Carlos Vitor. A prática da psicoterapia existencial: logoterapia - uma aproximação à obra de Viktor Frankl e o movimento humanístico existencial da Escola de Viena. Petrópolis, RJ: Vozes, 1988. 

GRUN, Anselm. A saúde como tarefa espiritual. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

JUNG, C. J. A Psicologia e religião. Petrópolis, RJ: Vozes, 1987.

MARINO, Raul Jr. A religião do cérebro – as novas descobertas da neurociência a respeito da fé humana. São Paulo: Gente, 2005.

ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Constituição da Organização Mundial da Saúde (OMS/WHO) – 1946. Biblioteca virtual de direitos humanos. Disponível em: <http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/OMS-Organiza%C3%A7%C3%A3o-Mundial-da-Sa%C3%BAde/constituicao-da-organizacao-mundial-da-saude-omswho.html>. Acesso em: ago. 2016.

PANTANO, Telma; ZORZI, Jaime Luiz (Org.). Neurociência aplicada à aprendizagem. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2009.

RATZINGER, Joseph. Selecção de textos, 2005. Disponível em: <http://img.cancaonova.com/noticias/pdf/276398_CitacoesCardealRatzinger.pdf>.

SHEEN, Fulton. A paz da alma. São Paulo: Molokai, 2015.




DOI: http://dx.doi.org/10.20435/multi.v22i51.1309

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

ISSN online: 2447-9276
ISSN impresso: 1414-512X (até o número especial, set. 2015)