Caracterização limnológica e avaliação de impactos ambientais sobre o córrego acampamento, Brasília, Distrito Federal

Autores

  • Antônio José Andrade Rocha

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i6.1291

Resumo

O objetivo do presente trabalho foi realizar a caracterização física, química e biológica do córrego Acampamento (localizado no Parque Nacional de Brasília) e avaliar a qualidade de suas águas, tendo em vista que estas vêm sofrendo grandes impactos devido à ação antrópica do Setor de Oficinas Norte (SOF-NORTE) de Brasília, Distrito Federal. A área de estudo localiza-se na Província do Cerrado (Eitten, 1994) e apresenta diferentes tipos fisionômicos de vegetação deste ecossistema, ou seja, cerradão, cerrado, campo sujo, campolimpo, vereda e mata de galeria. O clima da região é tropical, com uma estação seca e fria (inverno) e outra chuvosa e quente (verão), classificado segundo a classificação de Koppen como sendo do tipo Aw. O córrego Acampamento tem 7 Km de extensão, nasce no Parque Nacional de Brasília e tem a sua foz no córrego Bananal, um afluente do lago Paranoá da Bacia do rio São Bartolomeu. Foram escolhidos seis pontos de coleta, onde foram obtidas amostras de água para análises físico-químicas, substrato para estudo de macro invertebrados bentônicos, peixes e macrófitas. Os resultados apontaram para alterações na água sob os pontos de vista físicos, químicos e biológicos,em relação a ambientes não alterados no Distrito Federal. Indicadores ambientais foram utilizados para avaliar o grau de degradação da água do córrego, a qual está intimamente associada aos impactos oriundos da margem direita onde se localiza o Setor de Oficinas Norte (SOFNORTE). Medidas mitigadoras são propostas para minimizar os impactos negativos e reforçar os impactos positivos.

Referências

EITTEN, G. Vegetação. In: PINTO, M. N. (Org.). Cerrado: Caracterização, Ocupação e Perspectivas. 2. ed. Brasília : EDUNB/ SEMATEC, p. 17-73, 1994.

ROCHA, A. J. A. Caracterização limnológica. In: PINTO, M. N.(Org.). Cerrado: Caracterização, Ocupação e Perspectivas. 2. ed. Brasília: EDUNB/SEMATEC, p. 469-492, 1994.

TERRACAP (Companhia Imobiliária de Brasília). Estudo Prévio de Impacto Ambiental (EPIA). Setor de Oficinas Norte (SOFNORTE). Brasília: AXIS Consultores Associados, 1995.

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Andrade Rocha, A. J. (2016). Caracterização limnológica e avaliação de impactos ambientais sobre o córrego acampamento, Brasília, Distrito Federal. Multitemas, (6). https://doi.org/10.20435/multi.v0i6.1291

Edição

Seção

Artigos