O laboratório como espaço de confrontação das concepções alternativas no ensino e na aprendizagem de ciências e a prática dos professores

Autores

  • Maineide Zanotto Velasques

DOI:

https://doi.org/10.20435/multi.v0i6.1290

Resumo

_

Referências

AUSUBEL, David P. et alii. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro : Interamericana, 1980.

BACHELARD, Gaston. Epistemologia: trechos escolhidos. Rio de Janeiro : Zahar, 1983.

_____. O racionalismo aplicado. Rio de Janeiro : Zahar, 1977.

_____. A formação do espírito científico. Rio de Janeiro : Contraponto, 1996.

_____. A filosofia do não: filosofia do novo espírito científico. Lisboa: Editorial Presença, 1991.

BARBIERI, Marisa R. Ensino de ciências nas escolas: uma questão em aberto. Em aberto, Brasília, ano 7, n. 40, p. 17-24, out./dez. 1988.

BECKER, Fernando. A epistemologia do professor: o cotidiano da escola. Rio de Janeiro : Vozes, 1993.

CASONATO, Osvaldo J. A epistemologia professada e a epistemologia adotada. In: SEMINÁRIO DE DIDÁTICA E PRÁTICA DE ENSINO, Goiânia, 1994.

MOREIRA, Marco Antônio. Atividade docente na universidade: alternativas instrucionais. Rio Grande : D. C. Luzzato Ed./Ed. da FURG, 1985.

_____. Ensino de ciências: implicações de uma perspectiva ausubeliana para a prática docente e para a pesquisa. In: Ciência e Cultura, 38(12), 1962-1969.

_____. Mapas conceituais: instrumentos didáticos, de avaliação e de análise de currículo. São Paulo : Moraes, 1987.

SANTOS, Maria Eduarda V.M. Mudança conceptual na sala de aula: um desafio pedagógico. Lisboa : Livros Horizonte, 1991.

VAZ, Arnaldo M. Estrutura e função do laboratório. São Paulo, 1989. Dissertação de Mestrado, USP.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Velasques, M. Z. (2016). O laboratório como espaço de confrontação das concepções alternativas no ensino e na aprendizagem de ciências e a prática dos professores. Multitemas, (6). https://doi.org/10.20435/multi.v0i6.1290

Edição

Seção

Artigos