Universidade comunitária – um estudo aproximativo

Autores

  • Mariluce Bittar

Resumo

Uma das questões mais polêmicas quando se fala em ensino superior no Brasil é o difícil relacionamento entre as instituições públicas e privadas. Porém, hoje não se pode mais analisar essas duas modalidades como dois blocos homogêneos e monolíticos. Cada uma dessas categorias apresentam aspectos muito peculiares, os quais acabam se transformando em sub-modalidades do ensino de terceiro grau. No que diz respeito ao ensino privado, parece haver um certo consenso em separá-lo em duas categorias específicas: as universidades ou faculdades do tipo comunitária/confessional e as chamadas instituições do tipo “empresarial”. Poucos trabalhos têm explorado a análise das características das universidades comunitárias, o que dificulta a compreensão de suas especificidades. Este estudo enfoca algumas questões polêmicas que devem merecer pesquisas posteriores, a saber:– a concepção de universidade “pública não estatal”;– o relacionamento entre as entidades mantenedoras e as entidades mantidas em relação a autonomia universitária, a liberdadede pesquisa, a descentralização de poder, entre outros;– como se constroem o caráter comunitário, o respeito à ética e à cidadania na prática acadêmica;– como se caracteriza a extensão universitária, preconizada como um dos traços fundamentais das universidades comunitárias. Entendida como uma primeira aproximação do objeto de estudo, a pesquisa revelou a necessidade de explorar teoricamente as categorias explicativas dessa realidade específica do ensino superior brasileiro.

Referências

ABRUC. Estatuto. 1995, xerox.

BERCHEM, Theodor. A Missão da Universidade na Formação e no Desenvolvimento Culturais: a diversidade no seio da universidade. Tradução de Norberto F. Rauch. Em: Temas Universitários. Porto Alegre : PUCRS, 1992.

CUNHA, Luiz Antônio. A Universidade Brasileira: Sintomas de Regressão Institucional. Em: Em Aberto. Brasília : INEP, (43), 1989.

_____. A Universidade Reformanda. Rio de Janeiro : Francisco Alves, 1988.

DURHAN, Eunice Ribeiro e SAMPAIO, Helena. O Ensino Privado no Brasil. São Paulo : USP - NUPES, Documento de Trabalho 3/95.

GUARESCHI, Elydo Alcides. Universidade, Autonomia, Qualidade e Compromisso Social. CRUB, 1992, Xerox.

IPEA. Ensino Superior - Perspectivas para a Década de 90. Brasília: mimeo, 1990.

52

MARTINS, Carlos Benedito. O Público e o Privado na Educação Superior Brasileira nos Anos 80. EM: Caderno CEDES. Campinas: Papirus, (25), 1991.

POZENATO, José Clemente. Apontamentos sobre o lugar institucional da universidade comunitária. Caxias do Sul : ABRUC, 1995, xerox.

RONCA, Antonio Carlos Caruso e SELBER, Gilberto Luiz Moraes. As Universidades Comunitárias. Jornal “O Estado de São Paulo”, 14 de julho de 1995, cad. A2.

SELBER, Gilberto Luiz Moraes. Discurso de Abertura do Iº Seminário Nacional das Universidades Comunitárias. Caxias do Sul : ABRUC, 1995.

TRAMONTIN, Raulino e BRAGA, Raulino. As Universidades Comunitárias: um modelo alternativo. São Paulo : Loyola, 1988

Downloads

Publicado

2016-07-19

Como Citar

Bittar, M. (2016). Universidade comunitária – um estudo aproximativo. Multitemas, (8). Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1257

Edição

Seção

Artigos