Levantamento epidemiológico das Zoonoses transmitidas por pombos em Campo Grande-MS

Autores

  • Cibele Daniel Araújo
  • Francisco Gonçalves de Carvalho
  • Lidiamar Barbosa De Albuquerque

Palavras-chave:

zoonoses, pombos, Columba livia

Resumo

O objetivo deste trabalho foi detectar os problemas causados por pombos domésticos (Columba livia) em Campo Grande-MS, de outubro/95 a outubro/97, bem como os meios que favorecem a sua proliferação e as conseqüências para a população. Neste estudo, a cidade foi dividida em quatro Distritos: Norte, Sul, Leste e Oeste. Os locais de maior incidência de pombos foram detectados através das reclamações recebidas junto ao Centro de Controle de Zoonozes (CCZ). Após estelevantamento, avaliaram-se as orientações sugeridas pelo CCZ para solucionar os problemas causados por estas aves. O índice de infestação por pombos foi analisado em Escolas Estaduais e Municipais, e as doenças transmitidas, levantadas junto à Vigilância Epidemiológica. Os resultados mostram que o Distrito Sul foi o que mais reclamações recebeu, seguido pelo Leste, Norte e Oeste. As respostas da população às orientações do CCZ foram: aumento considerável de pombos (Distrito Sul); solução pronunciada do problema (Leste) e os problemas permaneceram nos Distritos Norte e Oeste. As visitas nas escolas constataram que as escolas municipais apresentaram maior índice de infestação por pombos. Em relação às doenças, os resultados foram quase nulos, por falta de notificação das mesmas. Na Secretaria de Saúde do Município e nosCentros de Saúde não houve nenhum registro. Na Secretaria de Saúde do Estado encontram-se nove casos de criptococose, com quatro óbitos, sugerindo estarem associados ao vírus H.I.V. Na D.I.P (Doenças Infecto-Parasitáras), Hospital Universitário, foi relatada a existência de vários casos de zoonoses que poderiam estar ligados aos pombos, mas não havia nenhum registro. Com este estudo, constatou-se que os problemas causados por estas aves podem ser amenizados ou solucionados, desde queseja feito um trabalho de conscientização da população e orientações técnica sao CREA (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura) para que as construções arquitetônicas sejam planejadas de tal forma que nãopermitam a instalação e/ou abrigo de pombos.

Referências

BENENSON, A. S. Manual para el control de las enfermidades transmisibles. 16. ed. Washington, 1997.

CAMARGO, M. C. V.; ANTUNES, C. M. F.; CHIARI, C. A. Epidemiologia da infecção por Toxoplasma gondii no município de Ribeirão das Neves-MG. Importância dos animais domésticos como fonte de infecção do T. gondii para o homem. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 28 (3): 211-214. 1995.

DEVI, W. M. The Pigeon. The R. L. Bryan Company, Columbia, S. C. 1941. Cap. 1: 1-15.

FRISCH, J. D. Aves brasileiras. São Paulo : Dalgas-Ecoltec Ecologia Técnica, 1981. Vol. I.

GARCIA, M. T. A.; MARTINEZ-CONDE, E.; VAZQUEZ, I. C. Lead Levels of Feral Pigeons (Columba livia) from Madrid (Spain). Environmental Pollution (54): 89-96, 1988.

GOMES, M. C. O. As doenças do campo. 2. ed. São Paulo : Globo, 1989. p. 266.

HÖLFING, E.; CAMARGO, H. F. de A. Aves no campus. São Paulo : Edusp/Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, 1996.

INTERNET. The Pigeon Columba livia. http://www.avian.umn.edu/ SFPC/ThePigeon.html, 1998.

LOPES, J. O.; COSTA, J. M.; STREHER, L. A. CLOCK, C.; PINTO, M. S.; ALVES, S. H. Criptococose não associada à AIDS no Rio Grande do Sul: relato de oito casos e revisão da literatura sulriograndense. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, 30 (5): 369-372. 1997.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Divisão Nacional de Zoonoses. Principais Zoonoses de Interesse em Saúde Pública Urbana. 1ª reimpressão. Brasília : Centro de Documentação do Ministério da Saúde, 1988.

NEVES, J. Diagnóstico e tratamento das doenças infectuosas e parasitárias. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1983.

NUNES, V. F. P. Controle de pombos em Jundiaí. In: Vetores e Pragas, ano II, n. 09, set./out. 1997.

PLANURB. Unidade de Planejamento Urbano de Campo Grande. Perfil sócio-econômico de Campo Grande. Campo Grande : PLANURB, 1993.

SCHECHTER, M.; MARANGONI, D. V. Doenças infecciosas: conduta diagnóstica e terapêutica. Rio de Janeiro : Guanabara Koogan, 1998.

SICK, H. Ornitologia brasileira. Rio de Janeiro : Nova Fronteira, 1997.

VERONESI, R.; FOCACCIA, R. Tratado de infectologia. 1. ed. São Paulo : Atheneu, 1996.

YAMASHITA, C. Parecer técnico sobre espécies domésticas, 1997.

Downloads

Publicado

2016-05-27

Como Citar

Araújo, C. D., de Carvalho, F. G., & De Albuquerque, L. B. (2016). Levantamento epidemiológico das Zoonoses transmitidas por pombos em Campo Grande-MS. Multitemas, (16). Recuperado de https://www.multitemas.ucdb.br/multitemas/article/view/1039

Edição

Seção

Artigos