Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Multitemas?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

1 A Revista MULTITEMAS está aberta à comunidade acadêmica e destina-se à publicação de trabalhos que, pelo seu conteúdo, possam contribuir para a formação e o desenvolvi­mento científico, além da atualização nas diversas áreas do conhecimento.

2 As publicações deverão conter trabalhos da seguinte natureza:

2.1 Artigos inéditos, que envolvam abordagens teóricas e/ou práticas referentes a pesquisa, ensino e extensão e que atinjam resultados conclusivos e significativos.

2.2 Traduções de textos não disponíveis em língua portuguesa, que constituam fundamentos das diversas áreas do conhecimento e que, por essa razão, contribuam para dar sustentação e densidade à reflexão acadêmica.

2.3 Entrevistas com personalidades que vêm apresentando trabalhos inéditos, de relevância nacional e internacional, com o propósito de manter o caráter de atualidade da Revista.

2.4 Resenhas de produções relevantes que possam manter a comunidade acadêmica informada sobre o avanço das reflexões nas diversas áreas do conhecimento.

3 A publicação de textos deverá passar pela aprovação do Conselho Redação, podendo ser nos idiomas: Inglês, Espanhol, Italiano e Francês, além do Português. Caberá ao Conselho de Redação a incumbência de selecionar os textos com base nestas normas e encaminhá-los para pareceristas da área.

4 Cada texto poderá ter, no máximo, quatro autores, dos quais ao menos um deverá possuir, no mínimo, título de mestre. Os autores, pela simples submissão, assumem a responsabilidade sobre autoria e domínio de seu conteúdo.

5 Em um mesmo número da revista, não será permitido constar mais de um texto do mesmo autor, ainda que em coautoria.

6 A submissão de originais para a Revista Multitemas deverá obedecer aos seguintes critérios:

6.1 Os textos não deverão ser identificados (submissão às cegas), para tanto, as informações cadastrais no portal, no momento da submissão, devem ser completas: nome, e-mail, instituição, país e resumo da bibliografia de todos os autores. Em caso de mais de um autor, identificar no texto como Autor 1, Autor 2, etc.

6.2 Os textos deverão conter, obrigatoriamente: título em Português, Inglês e Espanhol, resumo em Português (mínimo 100 e máximo 150 palavras), AbstractResumen fiéis ao Resumo, com espaço simples e fontes em tamanho dez, acompanhados, respectivamente, de palavras-chave, key wordspalabras clave, em número de três a cinco.

6.3 Os textos deverão ser elaborados em Word for Windows 6.0 ou superior, com texto rigorosamente corrigido e revisado; limite de dez a vinte páginas para artigos, cinco páginas para resenhas, dez páginas para entrevistas e quinze páginas para traduções; a fonte utilizada deve ser Times New Roman, tamanho 12, espaço entrelinhas 1,5, sem espaço entre parágrafos. Para esses limites, serão consideradas as referências.

6.4 A configuração das folhas deve ser: 3cm margens esquerda e superior, 2cm margens direita e inferior.

7 As referências devem ser constituídas, unicamente, pelas obras e documentos citados no corpo do artigo. Nas indicações de autores nos parágrafos, usar a expressão et al. quando se tratar de mais de três autores, limitando ao máximo o número de autores por parágrafo e repetição do mesmo autor no mesmo parágrafo. A quantidade de páginas de referências não deve ultrapassar 10% do total de páginas do texto.

8 Eventuais ilustrações devem constar no corpo do texto, e igualmente apresentadas em arquivos sepa­rados, com extensão jpg, tiff, wmf ou eps.

9 Agradecimentos ou referências a financiamentos devem ser inseridos como notas de rodapé.

10 Os textos devem estar rigorosamente em conformidade com a ABNT/NBR e com estas normas, adotando-se exclusivamente o sistema autor/data.

10.1 Não é admitida nenhuma forma de citação na introdução ou considerações finais.

10.2 São admitidos na Introdução a indicação do problema de pesquisa, os objetivos, bem como o estado da arte.

10.3 Por estas Diretrizes e pela ABNT não é aceito nenhum tipo de citação [textual e paráfrase] na introdução de artigos científicos. Todavia, admitem-se o estado da questão e/ou o estado da arte. Entende-se como estado da questão a apresentação de autores que estejam pesquisando a mesma questão  abordada pelo artigo e estado da arte a apresentação de autores que estejam pesquisando a mesma temática do artigo apresentado para avaliação.

10.4 Para fins de apresentação do artigo, considerem-se os seguintes exemplos (as aspas delimitando os exemplos foram intencionalmente suprimidas):

a)    Remissão bibliográfica após citações:

In extenso: O pesquisador afirma: "a sub-espécie Callithrix argentata, após várias tentativas de aproximação, revelou-se avessa ao contato com o ser humano’’ (SOARES, 1998, p. 35).

Paráfrase: como afirma Soares (1998), a subespécie Callithrix argentata tem se mostrado avessa ao contato com o ser humano...

b)    Referências:

Livro de um só autor: SOBRENOME, Nome. Título em itálico. X. ed. Local: Editora, ano.

Obra de um mesmo autor: ______. Título em itálico. X. ed. Local: Editora, ano.

Livro de até três autores: SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome; SOBRENOME, Nome. Título em itálico. X. ed. Local: Editora, ano.

Livro de mais de três autores: colocar o nome do primeiro autor, seguido da expressão et alTítulo em itálico. Edição. Local: Editora, ano.

Artigos de revistas (assinados): SOBRENOME, Prenome. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome da revista em itálico, Local, v. X, n. X, p. XX-XX, mês/mês ano.

Artigos de revistas (não-assinados): TÍTULO do artigo sem aspas ou itálico, com a primeira palavra em maiúsculas. Nome da revista em itálico, Local, v. X, n. X, p. XX-XX, mês/mês ano.

Artigos em jornais (assinados): SOBRENOME, Prenome do autor. Título do artigo sem aspas ou itálico. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/seção, p. XX-XX.

Artigos em jornais (não assinados): TÍTULO do artigo sem aspas ou itálico e com a primeira palavra em maiúsculas. Nome do jornal em itálico, Local, data, Caderno/seção, p. XX-XX.

Capítulos em livros: SOBRENOME, Prenome. Título do capítulo. In: SOBRENOME, Prenome (Ed./Org.). Título do livro em itálico. X. ed. Local: Editora, ano.

Dissertações e teses: SOBRENOME, Prenome do autor. Título da dissertação ou tese. Ano. XXp. Dissertação/Tese (Mestrado/Doutorado em Área X) - Nome do Instituto/Faculdade, Universidade, Local, data.

11 Os autores serão comunicados sobre textos recusados.

12 A Revista Multitemas se reserva todos os direitos autorais, inclusive os de tradução.

13 As opiniões e os conceitos expressos nos textos publicados são de exclusiva e inteira responsabilidade de seus autores.

14 Textos que não atenderem rigorosamente às normas poderão ser recusados.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em Comentários ao editor.

  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto contém o número de páginas estipulados nas ''diretrizes para autores'' e está em espaço 1.5; usa fonte de 12 pontos; as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos. Contém título, resumos e palavras-chave nos respectivos idiomas: Português, Inglês e Espanhol.
  5. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando avaliação cega segura foram seguidas. Nesse caso, a autoria e os dados institucionais foram omitidos do original submetido.
  6. O autor possui propriedade intelectual das imagens, que estão em boa qualidade (no mínimo 300 dpi) e disponíveis para serem enviadas na condição de documento suplementar na submissão, em formatos JPG, WMF, TIFF ou EPS.

  7. O artigo possui, no máximo, QUATRO autores.
  8. O texto segue rigorasamente as Diretrizes para Autores.
 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.